Concurso literário Caminhos do Mercosul recebe inscrições -

Educação

Publicado em: 24/05/2018 às 08:30:00 Autor: Fonte: PORTAL MEC

Que tal viver uma experiência de aprendizagem expandindo os conhecimentos entre os povos do Mercosul? Se você é estudante do ensino médio de escola pública ou privada, está regularmente matriculado e tem a curiosidade como combustível para aprender mais, chegou a hora de testar suas habilidades na 14ª edição do Concurso Histórico Literário Caminhos do Mercosul.

A competição, cujas inscrições estão abertas, é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul e tem como objetivo fortalecer a identidade dos jovens dos países-membros, ampliando os conhecimentos, desenvolvendo a integração regional, respeitando e promovendo a diversidade cultural e a cultura de paz entre os povos. Promovido pelo Ministério da Educação da Argentina, no Brasil ele é gerenciado pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação.

Tainara Lemes, que foi uma das vencedoras em 2016 na categoria Poema, e na época era aluna da Escola Estadual Antônio Dutra, em Itatiba (SP), contou que a participação trouxe reconhecimento acadêmico dentro e fora da instituição de ensino. “O concurso me trouxe uma experiência muito positiva, por conhecer uma nova cultura e saber mais sobre o Mercosul, e também ver como a educação pode nos levar além das fronteiras. Ele tem muito a proporcionar a muitos jovens de qualquer estado e agora tem várias escolas na região que pretendem participar este ano”, disse.

Neste ano, a organização escolheu o tema “100 anos da Reforma Universitária: o movimento que transformou a educação universitária na América Latina”. Haverá o desenvolvimento de subtemas relacionados a movimentos estudantis surgidos a partir da reforma de 1918, atuação de líderes estudantis na América Latina, alcance e influências do movimento estudantil nas universidades argentinas e latino-americanas, e compromisso da universidade na América Latina em defesa da democracia.

O estudante Guilherme Lima, aluno do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Chapecó, um dos vencedores na categoria Conto, também em 2016, falou sobre a importância de participar do concurso. “A possibilidade de um concurso como esse, promovido pelo MEC, é gratificante por si só. A viagem foi uma enorme oportunidade de crescimento e amadurecimento, permitiu que eu conhecesse vários locais simbólicos e históricos do Brasil e do Uruguai. Junto a isso, toda a experiência me fez acreditar no meu potencial, me inscrevi para outros concursos em seguida e hoje estou fazendo um novo intercâmbio, em Portugal”, contou.

Regulamento – Para concorrer, o estudante deve escolher um dos subtemas apresentados e elaborar um trabalho original em algum dos seguintes formatos: investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário (narração, contos curtos). O material deverá respeitar os requisitos exigidos no regulamento e ser redigido em português ou espanhol. A comissão julgadora avaliará, entre outros pontos, pertinência ao tema, criatividade do trabalho, desenvolvimento das ideias e correção ortográfica e gramatical.

Além de estar devidamente matriculados no ensino médio de escolas públicas ou privadas, os estudantes também devem ter nascido, exclusivamente, entre os anos de 2001 e 2002. É necessário ter boa atuação escolar, avaliada pela frequência, conduta e rendimento, e capacidade para conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas.

Os interessados na disputa devem reunir todos os documentos exigidos  digitalizados, em formato PDF, preencher o formulário de inscrição com as informações requeridas e enviar, preferencialmente por mensagem eletrônica. No assunto da mensagem, o aluno deve escrever apenas o texto “Inscrição Concurso Caminhos do Mercosul 2018 – pseudônimo”. O prazo final para ter o envio dos trabalhos e a inscrição validados é até as 23h59min (horário de Brasília), de 2 de julho. Os vencedores serão conhecidos no dia 27 do mesmo mês.

Os autores dos três melhores trabalhos serão premiados com uma viagem acadêmica e cultural à Argentina, que será realizada no mês de outubro de 2018, e um certificado de participação emitido pelo MEC, além da publicação e divulgação do trabalho nos meios de comunicação.

Acesse o regulamento do prêmio

Obtenha outras informações pelos telefones: (61) 2022-7885 ou 2022-7813.

Faça a inscrição e envie os documentos

Notícias relacionadas

06/08/2018

Abre nesta segunda, 6, o prazo para complementar inscrições

Visualizar Notícia

06/08/2018

Nova diretoria da Andifes participa de primeira reunião em sede do Ministério da Educação

Visualizar Notícia

06/08/2018

Três em cada 10 são analfabetos funcionais no País, aponta estudo

Visualizar Notícia

31/07/2018

Publicado resultado da pré-seleção do Fies para o segundo semestre de 2018

Visualizar Notícia

Copyright© 2018 - Todos os Direitos Reservados - Guarantã News