Tratamento que freia o câncer de mama é aprovado. E vem em pílulas -

Geral

Publicado em: 06/08/2018 às 09:20:00 Autor: THEO RUPRECHT Fonte: SAÚDE ABRIL

A Anvisa abriu as portas do Brasil para um remédio que, em conjunto com a hormonioterapia, oferece ótimos resultados em tumores avançados

Acaba de desembarcar no Brasil um remédio oral que pode melhorar bastante a vida de mulheres com câncer de mama avançado – estima-se que de 20 a 50% delas chegue a essa fase, quando a doença invade outros órgãos. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o comprimido ribociclibe, da farmacêutica Novartis, mostrou ser um bom inimigo contra o tumor, ao mesmo tempo que provoca efeitos colaterais aceitáveis.

“Ele faz parte de uma classe nova de medicamentos, que inibe proteínas responsáveis por acelerar o crescimento celular do câncer”, ensina o médico Sergio Simon, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc). “Com isso, a doença para de crescer e vai regredindo aos poucos”, completa.

Segundo Simon, o fármaco em questão possui uma ação sinérgica com a hormonioterapia. Ambos atuam freando a multiplicação celular, por diferentes vias. Até por isso, ele é indicado em conjunto com a hormonioterapia.

O ribociclibe vira uma primeira opção de tratamento contra o câncer de mama avançado com receptores para hormônios sexuais (marcados pela sigla RH+) e sem o gene HER 2 (ou HER 2 negativo). Essas particularidades são descobertas por meio de exames após o diagnóstico – e correspondem a 69% dos casos de tumores nos seios, avançados ou não.

Notícias relacionadas

16/08/2018

Paciente morre em hospital de Sorriso (MT) após contrair vírus da gripe H3N2

Visualizar Notícia

16/08/2018

Corinthians elimina a Chapecoense e avança à semifinal da Copa do Brasil

Visualizar Notícia

16/08/2018

Flamengo derrota o Grêmio no Maracanã e avança na Copa do Brasil

Visualizar Notícia

15/08/2018

Kelly Key revela que Latino não é mais o pai de Suzanna Freitas

Visualizar Notícia

Copyright© 2018 - Todos os Direitos Reservados - Guarantã News