Ícone do site Guaranta News

Ambulantes são retirados do Centro de Cuiabá e prefeitura diz que não autorizou ação

A Polícia Militar e Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá realizaram nesta quarta-feira (29) uma ação de retirada de vendedores ambulantes da Rua 13 de Junho, no Centro de Cuiabá. A Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso contestou a ação de retirada dos trabalhadores da rua. Imagens mostram a ação.

A Secretaria de Ordem Pública disse que não determinou a realização de nenhuma operação de desobstrução das calçadas na região central da capital, que resultou em apreensões de mercadorias de vendedores ambulantes.

Diante da situação, a secretaria determinou uma apuração interna imediata para adotar as medidas administrativas cabíveis aos responsáveis.

A Polícia Militar afirmou que não participou efetivamente da ação e que se fez presente para prestar apoio aos trabalhadores. A PM disse que não realizou prisões e apreensões de produtos.

O secretário da Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso, Rafael Alexandre Lira, reclamou das inúmeras apreensões de produtos e destacou que não é a primeira vez que isso acontece.

“Já foram inúmeras situações de apreensão de produtos e de multas com os imigrantes que vendem ali no centro. As mulheres haitianas têm muita dificuldade em conseguir vagas no mercado de trabalho e acabam optando pelo trabalho informal ambulante. Por isso, é muito comum vermos muitas mulheres, estão apenas tentando garantir seu ganha pão e ajudar seus familiares que estão aqui e no país de origem”, disse.

Além dos haitianos, o local também abriga dezenas de senegaleses que vivem na capital e trabalham com comércio ambulante no local.

“Com os senegaleses é a mesma coisa. Eles têm essa cultura do comércio ambulante. Faz parte deles mesmo. Isso é por todo os lugares que eles migram. Em outros países também optam pelo trabalho autônomo, são pessoas extremamente honestas e trabalhadoras”, pontuou.

Por; G1 MT
Sair da versão mobile