Ícone do site Guaranta News

Anvisa autoriza novo medicamento à base de Cannabis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta sexta-feira (17) um medicamento à base de Cannabis. A recomendação foi publicada em nota pelo órgão.

O chamado Extrato de Cannabis Sativa Alafiamed 200 mg/ml, é obtido a partir do estrato vegetal da Cannabis sativa — popularmente conhecida como maconha.

O texto diz que o medicamente é fabricado na Suíça e será importado e distribuído no Brasil como produto acabado pronto para uso. Segundo a agência, o remédio estará disponível sob a forma de solução em gotas, contendo canabidiol (CBD) tetrahidrocanabinol (THC) — substâncias da planta.

Com a nova aprovação, ao todo há nove produtos à base de Cannabis estabelecidos no Brasil com base na resolução da Anvisa.

O órgão informa que os extratos vegetais têm composição complexa e podem conter muitas substâncias ativas que agem por diferentes formas no corpo humano. Sendo assim, a Anvisa destaca que haverá controle e monitoramento aplicados a esses produtos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

“Há também toda a verificação de ausência de contaminantes que podem existir em extratos vegetais, a qual é realizada em detalhes pela empresa fabricante e verificada pela Anvisa, para que se possa garantir o uso seguro desses produtos”, diz a Anvisa.

Em 2019, uma pesquisa da Gallup descobriu que um em cada sete adultos nos Estados Unidos usava produtos à base de CBD para vários problemas de saúde, incluindo dor, inflamação, ansiedade, convulsões e artrite.

Segundo a agência reguladora brasileira, o medicamento será comercializado em farmácias e drogarias a partir da orientação médica por meio de receita do tipo B (de cor azul) — especial para prescrição de psicofármacos.

 

POR; CNN BRASIL

Sair da versão mobile