Ícone do site Guaranta News

Bahia: rapaz baleado perde rim e família recebe órgão em saco plástico

Baleado após ser abordado por homens armados em uma rua da cidade de Lauro de Freitas (BA), o entregador de aplicativo Jeferson Oliveira Bispo, de 21 anos, passou por uma cirurgia no Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), na Região Metropolitana de Salvador (BA). Mas a família do rapaz levou um susto ao receber da equipe médica, após o procedimento cirúrgico, um dos rins do rapaz dentro de um saco plástico

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), moradores de Lauro de Freitas socorreram Jeferson e o levaram para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já a entrega do órgão à família aconteceu na última sexta-feira (22/7). O paciente segue internado na unidade e o estado de saúde dele é estável.

A namorada de Jeferson, Andreza Silva, disse ao g1 que foi chamada pela equipe médica da unidade e informada de que precisaria pegar “uma peça do namorado”.

Quando Andreza chegou ao local onde a “peça” seria entregue, percebeu que estava segurando o rim do namorado. De acordo com a jovem, o órgão foi entregue junto com uma solicitação de exame de anatomia patológica e a indicação de clínicas onde o procedimento poderia ser feito.

“Até então, deram um saco na minha mão e no saco eles diziam que era uma peça. Depois disso, ela (médica) veio até mim para dizer que era o rim dele”. Assustada, a moça relatou: “Até então, a gente não sabia de nada disso e só soube depois da visita que era o rim”.

O pai da vítima, Luciano Bispo, esteve no hospital e relatou que foi orientado por familiares a prestar queixa na polícia. Contudo, ele relata que foi “maltratado e constrangido” pelos agentes e por isso não registrou a ocorrência.

Esclarecimentos

 

O hospital esclareceu que o órgão foi entregue aos familiares para realização de uma biópsia. De acordo com a unidade hospitalar, o local não possui um laboratório de anatomia patológica.

A Sesab informou que a família da vítima recebeu indicações de onde levar o rim para fazer a biópsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta terça-feira (26/7), a pasta reconheceu que houve uma falha no atendimento, que foi corrigida. De acordo com a secretaria, o material foi entregue novamente ao hospital para realizar o procedimento necessário.

 

 

Por; Metrópoles

Sair da versão mobile