Ícone do site Guaranta News

Balsa para cadeirantes em pesqueiro viraliza na Internet

Pousada e Pesqueiro São José, localizada na cidade de Santo Antônio de Leverger/MT, há 34 quilômetros de Cuiabá, viralizou nas redes sociais após o vídeo de um elevador adaptado a uma escada para atender cadeirantes tomar a Internet.

A estrutura fica a uma rua de distância da sede da pousada, que antes funcionava uma chácara. Com o intuito de manter o local financeiramente, foram construídos tablados e só mais adiante surgiram os chalés para locação.

Jairo Leite, um dos proprietários do pesqueiro, disse que a ideia de instalar a balsa surgiu através de uma conversa com um amigo cadeirante. “Antes dele ser cadeirante, ele sempre pescava. Aí ele não tinha mais pescado depois que teve deficiência”, conta. “Isso pra mim foi profundo”.

O elevador funciona com um cabo de aço ligado a um motor guincho elétrico que suporta até 600 quilos e percorre uma escada que dá acesso ao rio.

Após a inauguração, Jairo disse que recebeu várias ligações de pessoas com deficiência querendo agendar uma visita para conhecer o local. “Hoje já ligaram mais de 10 pessoas para mim. Isso é muito gratificante e é uma felicidade que não tem preço”.

Agora, com o projeto já executado, Jairo conta que a previsão é que mais dois novos elevadores sejam construídos e inaugurados nos próximos 45 dias. O primeiro ficou pronto em 30 dias.

“A primeira vez é mais difícil. Você tem que projetar, alinha ali, alinha aqui, desmancha, faz de novo”, explica. “Não tem bicho de sete cabeças, não é tão difícil para projetar”.

Jairo diz que espera o máximo de visitantes em seu pesqueiro e garante: “Não vai faltar carinho”.

 

 

Por; Gazeta Digital

Sair da versão mobile