Ícone do site Guaranta News

Bandidos invadem delegacia em SP e soltam líder de facção criminosa em ação cinematográfica; mais dois fugiram

Pelo menos dois integrantes de uma organização criminosa, que atua com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, foram resgatados de uma delegacia por homens armados com fuzis, horas depois de terem sido presos em uma operação da Polícia Civil. Um deles foi apontado como o líder da facção pelas investigações. Um terceiro preso se aproveitou da ação, que contou com ônibus para bloquear o acesso à via, também conseguiu escapar.

Roberto Prieto Filho, conhecido como ‘Betinho’, e Pablo Ribeiro Lopes Santos foram presos por agentes da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Itanhaém nesta quinta-feira (13) na cidade vizinha, Guarujá, durante mandado de busca e apreensão.

Em um escritório no Sítio Paecará, alvo da operação, foi encontrado um tijolo com cocaína de alto teor, destinada à exportação, segundo a polícia. Roberto foi apontado como líder da quadrilha, enquanto Pablo estaria ligado também ao tráfico de drogas e à ocultação de bens ligados ao líder.

Os criminosos foram presos e encaminhados à Cadeia anexa ao 1º DP, localizado no distrito de Vicente de Carvalho em Guarujá, onde estavam até então aguardando o transporte para a outra cidade. Segundo apurado pelo g1, por volta de 5h desta sexta-feira (14), homens armados com fuzis conseguiram acessar o pátio interno com escadas posicionadas por eles no local.

Os homens abriram fogo para evitar ação dos carcereiros, aproveitando o momento para a fuga dos dois presos. Em um vídeo obtido pelo g1, é possível ouvir o tiroteio (veja acima). Um terceiro preso teria se aproveitado da situação para também escapar da cadeia. Segundo a Polícia Civil, ninguém ficou ferido durante o ataque.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os dois criminosos presos nesta quinta seriam encaminhados à audiência de custódia nesta sexta e, posteriormente, transferidos ao sistema prisional.

Diligências estão em andamento para recapturar os fugitivos. Os objetos e veículos utilizados pelos criminosos na fuga foram apreendidos e encaminhados à perícia. A Corregedoria da Polícia Civil acompanha as investigações.

Testemunha relata terror

 

Uma testemunha, que estava em um dos ônibus usados pelos criminosos para bloquear o acesso das viaturas da Polícia Militar na Avenida Santos Dummont, uma das mais movimentadas da cidade, diz que a ação durou de 15 a 20 minutos.

Ele estava no ônibus com o motorista e não havia passageiros no coletivo. Quando o veículo chegou à avenida, eles foram abordados pelos criminosos. ” Quando nós olhamos para o lado, vimos três elementos com fuzil dando tiro pro alto”, lembra. “Muito tiro”.

Então, um dos criminosos armados pediu ao motorista que deixasse o ônibus atravessado na avenida e, em seguida, fugisse do local. “Mandou a gente sair correndo rápido, pra gente se esconder que quando a polícia chegasse, iam trocar tiros”, conta.

O motorista e a testemunha ficaram escondidos em uma rua sem saída próxima ao local, aguardando o desfecho da situação. Após a fuga dos criminosos em um carro, a Polícia Militar conseguiu acessar a área. Ninguém ficou ferido.

 Por; G1

Sair da versão mobile