Ícone do site Guaranta News

Brasil tem um caso provável e 71 suspeitos de hepatite infantil misteriosa

O Brasil está investigando 71 casos suspeitos de hepatite de causa desconhecida. Segundo o Ministério da Saúde, até domingo (5), foram notificados 106 casos, 34 foram descartados e 1 foi classificado como provável.

No último domingo (5), um menino de 11 anos morreu no Hospital da Criança, no Rio de Janeiro, com suspeita de hepatite aguda de origem desconhecida. A criança morava em Campos dos Goytacazes, no Norte do Rio de Janeiro, onde recebeu os primeiros atendimentos e teve a suspeita da doença levantada pelos médicos.

De acordo com a prefeitura, o menino deu entrada no Hospital Ferreira Machado na quarta-feira (1), após apresentar sintomas inespecíficos, como náusea, vômito, queda do estado geral, evoluindo para uma alternância de sonolência com agitação e icterícia.

Os exames demonstraram a presença de uma inflamação hepática, apresentando critérios para caso provável de hepatite aguda de origem desconhecida.

“Ainda no Hospital Ferreira Machado, o menino foi submetido a exames que afastaram a possibilidade de hepatite tipo A, B e C e também dengue. Foi realizada ainda pesquisa de antígeno para detecção de coronavírus, mas o resultado foi negativo. Também foi descartada a possibilidade de hepatite medicamentosa”, diz o informe.

Segundo o Ministério da Saúde, no fim de maio o país registrou o 1° caso provável de hepatite de origem desconhecida. Uma adolescente de 16 anos, moradora de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. A menina apresentou sintomas como náuseas, febre e pele com tonalidade amarelada, que são características da doença.

Até a confirmação, há três estágios no Ministério da Saúde: investigação, provável e confirmado.

A hepatite é uma doença inflamatória que acomete o fígado e existem cinco cepas principais do vírus da hepatite, tipos A, B, C, D e E. Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas que não apresentam sintomas ao longo dos anos. Geralmente, a doença já está em estágio mais avançado quando os sinais aparecem.

 

Confira a quantidade de casos investigados por estados:

– SP (16)

MG (11)

– CE (9)

– RJ (6)

– PE (6)

– RS (5)

– SC (4)

– RN (3)

– GO (2)

– PR (2)

– MS (1)

– ES (1)

– MA (1)

– PB (1)

– AL (1)

– PA (1)

– RO (1)

 

Por; UOL

Sair da versão mobile