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Cartão de CPF em atendimento virtual: Saiba como emitir

Cartão de CPF em atendimento virtual: Saiba como emitir O APP CPF Digital também traz um atendimento virtual interativo (ChatBot) para auxiliar no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (DIRPF).

O aplicativo esclarece dúvidas sobre como preencher a declaração, como consultar a restituição, prazo para apresentação, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.

O cartão físico do CPF, em formato plástico, não é mais emitido. Os comprovantes de inscrição impressos e o CPF Digital têm o mesmo valor jurídico.

Quem pode utilizar este serviço?

 

Cidadão brasileiro; e

Cidadão estrangeiro, residente no país ou em trânsito.
A pessoa precisa estar inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

 

Etapas para a realização deste serviço

 

Obter o cartão de CPF

Acesse o sistema e informe seus dados pessoais quando for solicitado.Se você está inscrito no CPF, mas não sabe o seu número, entre em contato com a Receita Federal através de uma de nossas

 

Documentação em comum para todos os casos

 

Documento de Identificação oficial com foto do cidadão e do seu representante legal, se for o caso;

Documentos que comprovem a representação, como procuração, tutela, termo de curatela, termo de compromisso de inventariante, etc., caso o pedido seja apresentado por terceiros;

 

Para CPF de pessoas falecidas

Certidão de óbito

 

Observações

 

Os documentos apresentados em papel nas unidades de atendimento devem ser vias originais ou cópias autenticadas.

CANAIS DE PRESTAÇÃO   Aplicativo móvel :  CPF Digital (Apple Store)   Aplicativo móvel :  CPF Digital (Google Play)
Web :  Comprovante de Inscrição no CPF (Portal e-CAC)

 

Se você não apresentou Declaração de Imposto de Renda nos últimos dois anos
Web :  Impressão do Comprovante de Inscrição
E-mail :  Atendimento de CPF por e-mail.

 

Quanto tempo leva?

 

Atendimento imediato.
Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

 

Como solicitar serviços de CPF por e-mail 
Orientações sobre Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

 

Legislação

 

Instrução Normativa RFB nº 1.548/2015

 

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

 

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

Urbanidade;

Respeito;

Acessibilidade;

Cortesia;

Presunção da boa-fé do usuário;

Igualdade;

Eficiência;

Segurança; e

Ética

 

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

 

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

 

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

 

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

 

 

Por; MIX VALE

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