Ícone do site Guaranta News

China realiza testes para clonar porcos por meio da Inteligência Artificial

Uma experiência realizada por pesquisadores da empresa de biotecnologia Clonorgan em parceria com a Universidade de Nankai, ambas na China, obteve bons resultados na utilização da Inteligência Artificial (IA) em um procedimento de clonagem de porcos. De acordo com os testes realizados pela Clonorgan, o uso de robôs movidos pela IA elevou a taxa de sucesso para 27,5%, superando consideravelmente os 10% conquistados pelas mãos humanas.

Inovação reduz erros

 

Como a clonagem consiste em um processo altamente delicado, muitas vezes a manipulação humana acaba influenciando em erros que encerram a formação do embrião.

Na Universidade de Nankai, por exemplo, a cada dez células manipuladas, apenas uma consegue se transformar em uma vida nova.

De acordo com os testes realizados pela Clonorgan, o uso de robôs movidos a IA elevou a taxa de sucesso para 27,5%. A explicação é simples: robôs erram menos e são mais bem-sucedidos na manipulação das células.

De olho nos porcos

 

Caso a pesquisa tenha mais resultados positivos, provavelmente a utilização da IA na clonagem de animais estará direcionada a aumentar o número de porcos na China.

Trata-se de uma alternativa com foco no mercado interno, tendo em vista que os chineses são os que mais consomem carne suína no mundo e ainda dependem da importação de outros países, como dos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, a clonagem em larga escala de animais de excelente genética pode permitir uma melhor produção e com menos doenças.

Além de se tornar autossuficiente, a China ainda poderia exportar a carne suína, tendo um ganho substancial no mercado.

No entanto, os testes ainda estão em fase inicial e terão muitos desafios pela frente, como dilemas éticos e críticas por parte de vários setores da sociedade mundial.

Por; UOL
Sair da versão mobile