Ícone do site Guaranta News

Concurso para policial é suspenso em RR após caminhão com provas sumir

Os 24.093 inscritos para disputar 175 vagas em concurso público para a Polícia Civil de Roraima estão frustrados com a suspensão das provas devido ao sumiço, por duas horas, de um dos caminhões que levava os cadernos com as questões. O concurso ocorreria em dois fins de semana, em 6 e 7 e 13 e 14 de agosto, e agora só irá ser realizado quando as provas forem refeitas pela banca, a pedido do governo do estado.

O “desvio de rota” do caminhão contratado para levar as provas foi revelado pela própria Polícia Civil de Roraima nessa segunda-feira (1º/8) e inicialmente a notícia era de que o concurso estaria mantido, com a justificativa de que a carga não havia sido alterada. Nesta terça (2/8), porém, o governador Antonio Denarium (PP) anunciou a suspensão.

“Determinei que a Polícia Civil abra um inquérito para investigar a situação e suspenda o concurso. Isso para dar credibilidade, lisura e transparência no concurso. Serão emitidas novas provas, que virão no próximo mês para o estado de Roraima”, disse o governador.

As autoridades não informaram quando ocorreu o desvio, mas um relato dos policiais militares envolvidos na ocorrência dá conta de que o fato ocorreu na periferia da capital Boa Vista. Segundo esse relato, um servidor da banca responsável pelo concurso, a Fundação Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), chamou uma equipe da PM às 20h (de dia desconhecido) pedindo ajuda para abordar o veículo, que era monitorado via satélite, mas havia saído da rota prevista duas horas antes e se encontrava parado num bairro da cidade.

Ao chegar ao local, os PMs se depararam com as portas do caminhão baú, que estavam lacradas, abertas (imagem em destaque). Não há, segundo o governo roraimense, indícios de roubo do material, apesar disso, mas o Boletim de Ocorrência também informa que foram encontrados no baú “outros objetos, além da carga prevista”, sem especificar.

A polícia não informou nada sobre as razões do sumiço do caminhão ou se alguém foi preso.

 

Veja a nota oficial do governo de Roraima:

 

“O governo do estado de Roraima, por meio da Polícia Civil do Estado de Roraima e da Secretaria de Gestão e Administração, com o objetivo de garantir e demonstrar a lisura do Concurso Público regido pelos editais nºs 01-PCRR/SEGAD e 02-PCRR/SEGAD, em que pese não haver indícios de que tenha ocorrido o vazamento e/ou quebra do sigilo relativo às provas do concurso público que estavam originalmente marcadas para ocorrer nos dias 06, 07, 13 e 14 de agosto de 2022, em comum acordo com a Fundação VUNESP, comunica a suspensão da aplicação das provas.

Diante dos fatos, por determinação do Governador do Estado de Roraima, o qual preza pela transparência e lisura do certame, foi ordenada a elaboração de novas provas”.

O concurso

 

Anunciado em abril de 2022, esse é apenas o segundo concurso da história da Polícia Civil de Roraima, tendo o anterior sido realizado há 20 anos. Há vagas para os níveis médio e superior e os salários iniciais são de até R$ 20 mil.

Não há previsão de reabertura das inscrições.

 

 

Por; Metrópoles

Sair da versão mobile