Ícone do site Guaranta News

Dois homens são resgatados em MT trabalhando em situação análoga à escravidão

Dois trabalhadores foram resgatados em uma fazenda no município de Pedra Preta/MT, a 243 km de Cuiabá, em situação análoga à escravidão. Os operários trabalhavam na construção de uma ponte sobre o Rio Prata.

Após uma denúncia, os auditores chegaram no local e viram que a situação dos trabalhadores era bastante precária. Eles estavam em um barraco de lona, o banheiro era improvisado e sem cobertura, não havia água potável e eles se alimentavam a céu aberto.

Além disso, eles não tinham registro em carteira e estavam sem receber remuneração. A ponte em construção fica na divisa entre os municípios de Pedra Preta e Guiratinga (MT).

Segundo a Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTb-MT), a situação se caracteriza como análoga à escravidão, pois o local onde eles estavam alojados não atendia as medidas de saúde e segurança e os trabalhadores estavam sem receber salários.

A operação teve apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT-MT) e da Polícia Federal.

Os trabalhadores foram retirados do local e encaminhados para um hotel, onde permaneceram por dois dias até a notificação do empregador.

Na última quinta-feira (11), o empregador compareceu diante da fiscalização e efetuou o pagamento de R$ 17 mil aos dois trabalhadores, que em seguida foram encaminhados para Várzea Grande/MT, onde residem, cujas despesas também foram arcadas pelo proprietário da fazenda.

Além do valor referente aos salários, os dois trabalhadores receberão três parcelas do seguro desemprego no valor de um salário mínimo cada uma.

Conforme o Ministério Público, neste ano já foram resgatados nove trabalhadores de condições análogas à escravidão em Mato Grosso. Os outros sete foram resgatados no mês de julho em Vila Bela da Santíssima Trindade/MT durante a Operação Resgate II.

 

 

Por; G1 MT

Sair da versão mobile