Na noite da quarta-feira (05), 158 alunos do 3° ano A, B, C, D e do 4° ano A e B da Escola Municipal Estrelinha do Norte de Guarantã do Norte/MT, se formaram no programa (Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROERD).
O 15º Comando Regional recebeu com imensa gratidão pela oportunidade disponibilizada pelo Tenente da PM Darwin (Coordenador Estadual do PROERD MT), em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte, Escola Municipal Estrelinha do Norte e 13ª CIPM de Guarantã, instrutores especializados no Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROERD) para passar ensinamentos importantes às crianças da Escola Municipal Estrelinha do Norte.
Na noite do dia 05 de abril foi encerrada a atividade do Proerd nas turmas do 3° e 4° anos do Ensino Fundamental, ajudando as crianças a fazer escolhas seguras e responsáveis. Ao total 158 alunos se formaram, fazendo o compromisso de ficar longe das drogas e da violência, de ser um bom filho e um bom alu
no além de praticar os conhecimentos adquiridos com o Proerd.
Os estudantes aprenderam em 4 lições os seguintes temas:
Lição 1 – Leis e Regras para ficar seguro
Nesta lição foi ensinado para os alunos:
Conceito de Leis e Regras; importância de seguir as Leis e Regras; os 4 passos para dizer não e ficar seguro em situações desconfortáveis, inseguras e perigosas; como fazer ligação de emergência e as funções das forças de segurança pública na sociedade;
Lição 2 – Como ser um bom cidadão
Os estudantes aprenderam a praticar a tomada de boas decisões aplicando as características de um bom cidadão de honestidade, afetividade, respeito e responsabilidade.
Lição 3 – Drogas podem ajudar ou prejudicar.
Nesta lição foi ensinado aos estudantes o que são drogas; dicas de segurança para guardar e usar remédios; Identificar como o uso errado de remédios pode fazer mal; mostrar práticas seguras para lidar com remédios em casa; efeitos do uso do cigarro, narguile, e bebida alcoólica.
Lição 4 – Como resolver conflitos sem violência.
Os estudantes aprenderam a diferenciar situações de bullying e de conflito; Identificar meios aceitáveis de lidar com bullying; Identificar meios aceitáveis de resolver conflitos sem recorrer a bullying ou outros atos de violência.
Na formatura estiveram presentes o Prefeito Érico Estevan, o Presidente da Câmara Municipal Vereador Valcimar Fuzinatto, Secretária de de Educação Diane Caovilla, Tenente Coronel PM Efraim, Major PM Campos, PRF Samuel Santos e demais representantes dos setores da Educação Municipal.