Ícone do site Guaranta News

ES: Homem negro é acusado de furto e é agredido por seguranças em mercado

Um homem negro suspeito de furto foi agredido por seguranças em um supermercado da região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Um cliente filmou a ação dos funcionários da Rede Carone, no bairro de Laranjeiras.

No vídeo, gravado e publicado na tarde dessa sexta-feira (17/12), é possível ver o homem negro se debater para escapar dos agentes de segurança, que, primeiro, o levam para uma sala. Um chute dele abre a porta e é possível ver que um dos encarregados tentava aplicar o golpe conhecido como “mata-leão”.

Ao perceber que as agressões são filmadas, um dos vigilantes aborda o cliente em tom de ameaça. “Tem problema, não”, diz o homem, com o celular em punho. “É tudo advogado lá em casa. Vai ficar feio é para você”, registra o autor do vídeo.

“Eu não roubei nada”, desespera-se a vítima, que está sem máscara. “Eu roubei o quê? Me mostre, chame a polícia”, desafia. Na tentativa de imobilizá-lo, o segurança agarra os cabelos do homem e o aperta contra a parede.

A vítima tenta, então, deixar o estabelecimento, mas é impedido pelos funcionários. Um deles volta a segurá-lo. “Vem bater em mim, então”, esbraveja um dos seguranças, que chega a tirar o paletó e se preparar para a briga.

Após alguns gritos, o homem levanta a camisa, mostrando que não havia qualquer produto por baixo dela, e se encaminha para a porta de saída.

Até o momento, a rede de supermercados não comentou o caso. O espaço segue aberto para manifestações.

O vídeo foi republicado pela deputada estadual Iriny Lopes (PT), que cobrou “apuração do estado sobre o caso”. A parlamentar não respondeu às tentativas de contato do Metrópoles.

Histórico

 

No mesmo local, em março de 2016, um homem foi detido por seguranças ao roubar duas peças de picanha do estabelecimento. O alarme da loja disparou, e ele deixou o local, correndo em direção a um terreno baldio, onde foi localizado por seguranças. Ao voltar ao mercado, ele pediu um copo d’água, sentou-se numa escada, passou mal e morreu antes da chegada do socorro médico.

 

METRÓPOLES

Sair da versão mobile