Ícone do site Guaranta News

Especialista fala sobre sintomas, tratamento e prevenção da gripe

Cuiabá e Várzea Grande  enfrentam o aumento consecutivo dos casos de gripe desde o início de dezembro. Com a disparada dos casos, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínicas dos municípos chegaram a registrar, inclusive, superlotação de pacientes com sintomas da doença. Ao HiperNotícias a médica residente em infectologia, Samara França de Campos explicou quais medidas de prevenção, sintomas e tratamento.

De acordo com a médica, a manutenção das medidas sanitárias adotadas para prevenção da covid-19 como distanciamento, uso de máscaras e higiene das mãos, também é eficaz para proteger contra os vírus da influenza.

“Os sintomas são semelhantes aos das outras síndromes gripais clássicas como, febre alta, inflamação da garganta, dores no corpo, coriza e tosse persistente. Em alguns casos, a doença pode evoluir para um quadro mais grave com necessidade de cuidados hospitalares mais intensivos”, afirmou a médica.

 

SINTOMAS

 

Os sintomas geralmente são sintomas gripais comuns, como coriza, espirro, febre alta, dor no corpo, tosse seca, dor de cabeça, garganta. Segundo a médica, esses sintomas são mais intensos nos três primeiros dias, período em que também há maior intensidade de transmissão.

“A pessoa fica com vírus em torno de cinco a sete dias, sendo o período de transmissão maior nos três primeiros dias, mas pode ocorrer até o quinto dia. Como é uma doença viral das vias aéreas, a pessoa que está com mais coriza, espirro, tosse vai continuar transmitindo enquanto apresentar esses sintomas. A febre é alta, pode chegar aos 39, 40°C, e é aquela febre que vai e volta, isso é normal. Acabando o efeito do antitérmico a pessoa pode voltar a ter febre”, explica a médica.

 

TRATAMENTO

 

De acordo com a infectologista, o surto é inevitável, já que se trata de uma doença viral. O tratamento inicial é de uma gripe comum, analgésico, antitérmico, repouso, hidratação.

“Infelizmente não tem muito o que fazer porque é uma doença viral, e doença viral é alto limitada, independente de remédio, ela uma hora ela vai passar. A gente orienta hidratação mesmo em casa, tomar muito liquido, suco, chás, água, repouso principalmente nos primeiros dias, medidas de higiene que todos já vem praticando devido ao coronavírus, usar a máscara o tempo todo, para evitar a transmissão”, conclui.

Mesmo de depois de todos os cuidados e remédios, passado a fase inicial, que é até o quarto dia, caso a pessoa não apresente melhora, deve procurar um atendimento médico.

“Só os exames específicos vão identificar o que a pessoa tem, se é um caso de covid-19, se é uma infecção bacteriana, os sintomas são muitos semelhantes, a diferença que esse de agora, tem uma transmissão maior, e ele tem os sintomas mais fortes nos primeiros dias”, disse a médica.

 

PREVENÇÃO

 

A vacina da gripe é o melhor método para prevenir a doença e as suas complicações, fundamentalmente nos grupos de risco. Segundo a médica de uma forma geral, devemos proteger-nos, ter um cuidado acrescido com a hidratação, fazer uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas C e Vitamina D.

“A dica principal é, quem não vacinou contra a gripe, procure uma unidade de saúde e vacine, quem já está com sintomas, espere quando melhora tome o imunizante, use máscara, e álcool gel, tomem os mesmos cuidados, as mesmas medidas de biossegurança que já tinham tendo contra a covid-19, também vale para gripe”, finaliza.

 

HIPER NOTÍCIAS

Sair da versão mobile