“Estados receberão em até 48 horas”, diz Cruz sobre envio de vacinas pediátricas da Pfizer

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, reafirmou a previsão de que os estados e o Distrito Federal receberão as doses da vacina pediátrica da Pfizer em até 48 horas. A informação foi dada em entrevista à imprensa na manhã desta sexta-feira (14). Até as 13h de hoje, pelo menos 13 estados já haviam recebido as doses pediátricas do imunizante da farmacêutica, entre eles, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Tocantins e Pará.

São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais também já receberam a carga. A previsão é que a distribuição das doses seja finalizada até o final do dia. A remessa, composta por 1,2 milhão de doses, pousou na madrugada da última quinta-feira (13) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo o secretário da pasta, mudanças na logística dos voos não afetarão o início da vacinação pediátrica que estava previsto para janeiro.

“O Ministério da Saúde tem feito todo um esforço para disponibilizar as vacinas o mais rápido possível. Se, eventualmente, algum estado não recebeu na data ou horário previamente programados foi por algo que fugiu ao controle do Ministério. Mesmo assim, os estados receberão, com a essa expectativa: em 48 horas desde a chegada das vacinas”, contou Rodrigo Cruz.

Cruz informou ainda que enviou um ofício às unidades federativas comunicando a liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Dessa forma, as vacinas já estão aptas a serem aplicadas.

Ainda na quinta-feira (13), o Ministério da Saúde conseguiu antecipar junto à farmacêutica Pfizer um novo lote com 1,2 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19. A previsão é que a nova remessa chegue ao Brasil no domingo (16), para dar continuidade à imunização de crianças entre 5 e 11 anos. Até o dia 27 de janeiro, outro lote com 1,8 milhão de doses de vacinas também deve chegar ao Brasil.

 

Fernando Brito
 Ministério da Saúde