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Falsa mensagem de servidores do INSS aplica golpe em aposentados

Golpistas estão se passando por servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para obter dados dos segurados. Eles mandam carta, e-mail e whatsapp dizendo que precisam de várias informações pessoais para agendar perícias e requerimentos.

O advogado trabalhista e previdenciário Marcelo Pedro Monteiro explica que o instituto jamais pede informações dessa forma, e há protocolos e locais apropriados para os segurados informarem seus dados. “Todas as perícias e requerimentos são agendados por meio do site, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo do Meu INSS. Os agentes do INSS não ligam para pedir dados, em especial as perícias para requerimento de auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadorias”, afirma Monteiro.

Nos contatos feitos pelo INSS, o segurado pode receber um e-mail automático do Meu INSS sobre o andamento do seu pedido ou cartas registradas via Correios.

Por isso, é importante manter o cadastro junto ao INSS sempre atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo aplicativo e por meio da Central 135.

Por sua vez, quando é o segurado quem entra em contato com o INSS, o instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade e para que seja respeitado o sigilo das informações.

Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para obter mais informações e confirmar a veracidade da comunicação recebida.

Apesar da segurança que o estelionatário passa nas mensagens, o cidadão deve ficar atento com o golpe, e jamais mandar foto, dados ou clicar em links enviados por falsos servidores.

O INSS recomenda, então, que em caso de contato, ignorem ou desliguem o telefone e não forneçam nenhum tipo de informação.

Em caso de golpe, a pessoa pode denunciar à ouvidoria do instituto e, caso tenha sido vítima de um, lavrar boletim de ocorrência e informar os órgãos competentes, o INSS e o banco.

 

 

Fonte: INSS

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