Um funcionário do laboratório do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) foi afastado após ser denunciado por trocar amostras de sangue de pacientes.
Conforme as informações policiais, a colega de trabalho relata que encontrou frascos de amostras com as etiquetas trocadas. A mulher acredita que a ação era realizada para o servidor não precisar ter que refazer a coletas, caso precisasse.
Além disso, no início do ano a mulher encontrou amostras de sangue coletados a mais debaixo do jaleco do suspeito. Outros funcionários relatam que já haviam presenciado a mesma ação do homem. A Polícia Civil de Campo Grande investiga o caso e irá ouvir testemunhas.
Por meio de nota, o HRMS informou que o servidor está afastado funcionário do laboratório. “Para investigar a conduta do servidor, o HRMS instaurou processo de sindicância. O HRMS reitera que está colaborando com as autoridades policiais nas investigações para que o caso seja esclarecido o mais breve possível”.
Já na nota de esclarecimento, o hospital afirmou que houve riscos à saúde dos pacientes. “O laboratório do HRMS possui um processo de controle na coleta das amostras para a realização dos exames e dispõe de um analista clínico que, antes de finalizar os laudos, traça um comparativo entre o resultado atual e os anteriores de cada paciente através do prontuário eletrônico. Caso seja verificada alguma inconsistência no resultado, prontamente, é realizada nova coleta para conferência e confirmação do laudo. O HRMS reitera que nenhum paciente recebeu laudo incorreto. O HRMS elucida que este caso foi uma situação pontual e que sempre preza pela qualidade dos serviços prestados à população”, diz o comunicado.
Por; Diário Digital