Um grupo de pessoas amarrou um trabalhador da Comissão Federal de Eletricidade (CFE) a um poste em Santa Lucía, cidade na península mexicana de Yucatán, em protesto contra a falta de eletricidade por mais de 3 dias. Em vídeo que circula nas redes sociais, o trabalhador é visto amarrado ao poste, enquanto os cidadãos o cercam e lançam frases como “Por que eles [os diretores da CFE] não nos respondem?” e “Estamos muito zangados”. As informações são do jornal El País México.
Além de manter o funcionário amarrado ao poste por alguns instantes, moradores de Santa Lucía bloquearam as vias para exigir o restabelecimento elétrico no bairro. Em resposta ao ataque, a CFE informou que o pessoal da direção já contatou as pessoas afetadas para resolver a situação.
“Entre 26 de julho e 4 de agosto houve avarias [estragos] em 3 transformadores [equipamento utilizado para baixar ou aumentar tensões e/ou correntes elétricas] […] tendo todos sido atendidos desde o dia eles foram gerados”, explicou a empresa em nota.
“No dia 7 de agosto, foi realizado o balanceamento de carga e corrigidas as anomalias detectadas, para evitar interrupções repetitivas. O CFE já apresentou as respetivas reclamações”, acrescentou a companhia.
A península de Yucatán, uma joia turística do Caribe mexicano, sofre há anos com o fornecimento intermitente de eletricidade devido ao fato de ter uma única linha de alta tensão de 400 quilowatts para abastecer a área. Esta rodovia é frequentemente congestionada devido ao aumento da demanda de energia elétrica e o CFE deve realizar cortes de energia programados para evitar maiores danos à infraestrutura.
R7 Noticías
REPRODUÇÃO/TWITTER