Ícone do site Guaranta News

Golpista rouba conta bancária só de estar ao lado da vítima; saiba evitar

Em alta de 375%, conforme o EXTRA mostrou na edição de 27 de maio, os pagamentos via cartão por aproximação, além de representarem comodidade para os usuários, acabaram atraindo golpistas, que andam se aproveitando da tecnologia NFC (Near Field Communication) que, em português, pode ser traduzido como “comunicação de campo próximo”, para surrupiar o dinheiro da conta de terceiros ou realizar outras transações.

Para isso, eles chegam perto das pessoas com maquininhas de aproximação para tentar fazer operações em cartões desprotegidos. Isso é possível porque, como não há necessidade de digitar a senha, muitas vezes o consumidor só percebe que foi vítima de roubo horas depois. Por isso, o EXTRA fez uma lista de dicas para o leitor se precaver desse golpes. As duas principais são: ative a autorização pelo celular e utilize uma capa protetora no cartão.

Para se ter uma ideia de como a modalidade caiu no gosto dos clientes, de cada quatro transações presenciais com cartões de crédito, uma é feita por aproximação, informa a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs). A previsão é que a modalidade chegue a representar metade das transações no país até o fim de 2022.

As investidas de golpistas chegaram a acender o alerta em deputados estaduais no Rio de Janeiro, e a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) chegou a aprovar um projeto segundo o qual a emissão de cartões de de crédito ou débito por aproximação deveria ser previamente aprovada pelo consumidor. As operadoras também deveriam informar sobre medidas para evitar roubo, furto e limites de transações. O governador Cláudio Castro, no entanto, vetou o projeto de lei.

— Deixe o celular habilitado para todas as suas operações, assim será avisado imediatamente de qualquer movimentação e poderá agir imediatamente para cancelá-la — orienta Francisco Gomes Júnior, especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos e presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP).

Em fevereiro, o Procon-SP emitiu um alerta para esta modalidade de crime:

“Há notícias de pessoas que foram vítimas de criminosos que aproximam máquinas que usam essa tecnologia — conhecida como NFC — e debitam valores do cartão de crédito e de débito”, afirmou a nota do órgão, à época.

É responsabilidade dos bancos responder por eventuais prejuízos causados às vítimas de golpe, orienta Fabio Pasin, pesquisador do programa de serviços financeiros do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

— O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços — diz.

Confira as dicas

 

Utilize capas protetoras no cartão, elas são feitas de materiais como fibra de carbono, alumínio e plástico e impedirão leituras e operações indevidas.

Cadastre o cartão no smartwatch ou no celular. Dessa forma, a transmissão só será autorizada mediante a confirmação nos dispositivos.

Desabilite a função de proximidade. Esta solicitação pode ser feita por aplicativo ou com a empresa do cartão.

Diminua o valor-limite para compras por aproximação.

Use carteiras revestidas por metal ou algum tipo de material especial e dispositivos podem bloquear a ação das maquininhas que se aproximam.

Use papel laminado para revestir o cartão, fazendo com que haja o bloqueio da radiofrequência.

Use cartão virtual quando optar por fazer compras na internet.

Confira o valor do débito. No pagamento por aproximação, o visor da máquina está virado para o vendedor, e o pagador não confere o valor do pagamento.

Ao perceber que o cartão foi clonado, entre em contato com a administradora e peça imediatamente o bloqueio.

Faça um boletim de ocorrência na delegacia para, de alguma forma, reaver os valores perdidos na fraude.

 

 

Por; Extra

Sair da versão mobile