Ícone do site Guaranta News

Golpistas se passam por médicos e funcionários de hospitais em Guarujá, no litoral de SP

Não faltam tipos de golpe por parte dos criminosos. Com a dona Doralice, moradora de Guarujá, o golpista se passou por médico numa ligação por telefone. Uma parente dela está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) num hospital em Santos, litoral paulista. Ele pediu R$ 1500 em Pix e disse que o hospital devolveria.

A Doralice conversou com a filha dela, a Solange Baptista. Em seguida, o golpista ligou de novo, pediu dinheiro e passou informações verídicas sobre a parente delas: “Falou que comentou com minha mãe, que precisava do pix para fazer exame e eu falei que ia  ao hospital e, neste momento, ele desligou telefone”, ela diz.

Solange avisou outra parente que estava no hospital. Ela conversou com a equipe médica que informou que o dinheiro não deveria ser depositado porque era golpe.

Para a familiar, que estava no hospital acompanhando a paciente, o criminoso mandou mensagens via rede sociais. Desconfiada, ela pergunta várias vezes quem era a pessoa que está escrevendo. O golpista disse: não tenho tempo para perguntas agora.

Além de pedir os 1500 reais por telefone,  ele citava na mensagem que precisava fazer a liberação de tomografias. O golpista se identifica como Doutor Marcelo Gomes e usa uma foto.
Em nota, o Hospital Ana Costa diz que já iniciou a investigação e que acolheu a família da paciente após o transtorno.  Também reforçou que não realiza cobrança aos pacientes internados através de ligações telefônicas ou mensagens e que faz isso apenas pessoalmente.

Também disse que é procedimento orientar pacientes e familiares a não realizar transações bancarias sem confirmar a veracidade e que a pessoa que fez contato não é médico do hospital e nem profissional de saúde ou funcionário da instituição.

O irmão do ex participante de reality show, Rodrigo Mussi, passou por esta situação. Empenhado em cuidar do irmão que sofreu um grave acidente de carro,  Diogo Mussi foi acionado por golpistas que pediram sete mil reais para um procedimento cirurgico. Ele entrou em contato com o hospital e descobriu que era um golpe.

Especialistas em segurança afirmam que é preciso registrar boletim de ocorrência e procurar também a Associação de vítimas de internet.

 

Por; R7

Sair da versão mobile