Ícone do site Guaranta News

Governo Federal faz levantamento sobre a oferta e priorização de vagas na educação infantil

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), disponibilizou desde segunda-feira (13) o questionário para levantamento da organização da demanda e da oferta de vagas na educação infantil, que deve ser respondido até o dia 31 de março de 2022 pelos municípios.

Entre os objetivos dessa iniciativa, destacam-se: compreender o processo de organização da demanda por educação infantil; compreender o planejamento do município com relação à oferta de vagas (etapas, jornada parcial ou integral e plano de oferta, por exemplo) e compreender como estão estruturadas as etapas do processo de organização da demanda da educação infantil.

Com o resultado em mãos, o MEC terá subsídios para o planejamento de novas ações na gestão de vagas da Educação Infantil, sobretudo na busca por soluções que garantam a transparência na oferta e na priorização de vagas.

Além de identificar a demanda total por educação infantil no município, o gestor precisa conhecer detalhadamente sua capacidade de atendimento. Dessa forma, poderá planejar a oferta da rede e buscar atingir a meta de atendimento. Um dos primeiros passos é realizar um levantamento da oferta de vagas já existente nas unidades, ou seja, conhecê-la de forma regionalizada e detalhada. Com o número de vagas disponíveis em mãos e a demanda estimada, a Secretaria terá os principais insumos para planejar e organizar o atendimento.

O questionário estará disponível no PAR4, na página do município, até o dia 31 de março de 2022. Para acessar, basta abrir o ícone vermelho no canto inferior direito e clicar no ícone “Questionário de Demanda EI”.

 

Assessoria de Comunicação do MEC com informações da SEB.

Sair da versão mobile