Ícone do site Guaranta News

Hospital entrega caixão com serragem ao invés de corpo de bebê no PR

Uma família de Imbaú, no interior do Paraná, foi surpreendida no sepultamento de um bebê ao abrir o caixão e encontrar serragem ao invés do corpo da criança. O caso ocorreu no último sábado, 30, e o caso é investigado pela Polícia Civil. A unidade hospitalar que entregou o caixão aos familiares deve prestar esclarecimentos às autoridades.

A mãe estava com 24 semanas de gestação quando teve complicações, fato que teria causado a morte do bebê. Devido a isso, ela precisou ser submetida ao parto, que ocorreu no Hospital Geral da Unimed de Ponta Grossa. De acordo com a advogada e tia da mãe da criança, Débora Santos, a sobrinha viu o natimorto assim que ele nasceu.

Pouco depois, o hospital entrou em contato para saber se a família gostaria de fazer o sepultamento, e foi combinado para fazer a retirada do caixão às 11h de sábado na unidade. A avó paterna foi até o local com a equipe da funerária de Imbaú e havia um pacote lacrado com o caixão.

“O pessoal da funerária ainda perguntou se queriam que abrisse o pacote ali, mas ela [avó] disse que não, pois abriria junto com os pais”, afirma. Ao abrir o pacote para começar o velório, a família descobriu que havia só serragem. Diante da situação, a avó paterna do bebê ligou para Débora para contar sobre o ocorrido e pedir ajuda.

“Eu fui para a Unimed, e meu sobrinho já estava lá esperando a notícia do nenê. Sei que depois de uma hora de espera, eles levaram até o necrotério e lá estava o corpinho. Eles simplesmente queriam liberar o corpo como se nada tivesse acontecido”, relata ao contar que chamou a Polícia para resolver a situação.

Após o registro formal da ocorrência na delegacia de Ponta Grossa, o corpo da criança foi liberado e sepultado pouco depois das 19h. A advogada, assim como toda a família, busca saber o que a unidade hospitalar iria fazer com o corpo do bebê, já que não entregue serragem no lugar do bebê.

“Você vê, que dó. E todo esse transtorno, esse medo. Não saber onde estava o corpo, até descobrir que estava lá [no hospital]. Já é difícil perder um filho, e a hora que abre o caixão só tem pó de serra, o que é isso? Nós ficamos perguntando o que eles iriam fazer com esse corpo. Se eles quisessem fazer estudo, nós poderíamos autorizar, mas não foi nem questionado isso”, desabafa.

Ainda segundo Débora, a gestão da unidade mostrou as imagens de câmeras de monitoramento do local, que comprovam que o corpo foi colocado no necrotério do hospital ainda pela manhã, mas que não souberam informar o que ocorreu para não ter sido entregue. Os envolvidos devem ser ouvidos nos próximos dias.

O Terra tentou um posicionamento do Hospital Unimed Ponta Grossa, mas até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.

 

 

 

Por; Terra

Sair da versão mobile