Ícone do site Guaranta News

Indígena de MT é primeira criança a vacinar contra covid

O indígena Davi Seremramiwe Xavante, 8, foi a primeira criança a ser vacinada no Brasil. A imunização ocorreu em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (14) e marca a aplicação das doses no grupo de 5 a 11 anos. O menino pertencente à etnia Xavante, que vive em território mato-grossense e está em São Paulo há um ano para tratamento de saúde no Hospital das Clínicas.

Davi é filho do cacique Jurandir Siridiwe Xavante, que mora na Terra Indígena Pimentel Barbosa, nos municípios de Canarana/MT (823 km a leste de Cuiabá) e Ribeirão Cascalheira/MT (900 km a leste). Ele acompanhou a imunização do filho por meio de vídeo-conferência.

Nesta sexta-feira chegou ao país o primeiro lota de vacinas Pfizer destinado ao público infantil. Mato Grosso ainda não recebeu as doses as 23 mil doses esperadas. A previsão é para que a nova remessa chegue às 16h15 de hoje no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, com aplicação programada para começar nos próximos dias.

A vacinação das crianças ocorrerá de forma escalonada. Nesta primeira fase, a prioridade será de crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas.

De acordo com o Estado de Mato Grosso, todas as informações e recomendações sobre a aplicação da vacina contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos foram repassadas aos secretários municipais em reunião ocorrida nessa semana com o Secretário Adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Juliano Mello.

 

Por; Gazeta Digital

Sair da versão mobile