Ícone do site Guaranta News

Juiz barra participação de animais no rodeio de Pedro Leopoldo (MG)

O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) proibiu, nesta segunda-feira (06), a participação de animais no tradicional rodeio de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A determinação do juiz Leonardo Guimarães Moreira impede a exploração de equinos e bovinos durante a 17ª edição da festa. O evento já acontece deste o último fim de semana, mas os animais serão atração nesta sexta-feira (10) e sábado (11).

Para o juiz, a prática da montaria em touros e  prova de três tambores – quando o peão cavalga, no menor tempo possível, sob obstáculos – tradicionais no rodeio, “expõem os animais a sofrimento, sobretudo devido à utlização de sedém, corda amarrada à virilha de cavalos, touros e bois.

“Conforme os laudos, a utilização do sedém provoca tortura, dor, sofrimento e martírio aos animais, pois comprimem a região onde se alojam o intestino e o orgão genital dos animais. Já  as esporas, por sua vez, ainda que de forma arredondada, quando golpeadas de forma brutal na região do pescoço e do baixo ventre, como ocorre nos rodeios, provocam lesões contusas, dor e sofrimento”, afirmou o juiz.

A decisão atendeu a um pedido da Associação Civil Princípio Animal, que alegou em liminar que a prática do rodeio provocaria maus-tratos aos animais. “Na sociedade moderna, em que há maior consciência das pessoas sobre seus direitos, deveres e obrigações, não há mais espaço para permitir atividade humana envolvendo utilização de animais, como os bovinos e equinos, de comportamento manso e pacato, em atividade tida como manifestação cultural, mas que lhes inflige intenso sofrimento e dor”, disse o juiz  Leonardo Guimarães.

Para Guimarães, a organizadora do evento informou que adota todos os procedimentos exigidos por lei para dar “tratabilidade aos animais envolvidos no evento”. Ela assegurou que os apetrechos utilizados pelos peões não causariam ferimentos aos animais.

As demais atrações, como as apresentações musicais, poderão acontecer normalmente. A organização do Pedro Leopoldo Rodeio Show informou em nota que já recorreu da decisão. Ela ressalta que todos os animais que participam do evento são acompanhados por veterinários e se preocupa com o bem-estar deles.

 

Por; R7

Sair da versão mobile