Ícone do site Guaranta News

Justiça determina que município de MT faça cirurgia plástica de redução de mama pelo SUS em 72 horas

Uma aposentada, de 49 anos, conseguiu na Justiça o direito de fazer uma cirurgia de mamoplastia redutora. O município de Sinop/MT, há504 km de Cuiabá, tem 72 horas para cumprir a determinação judicial. A cirurgia é considerada um procedimento estético, mas a mulher apresentou um laudo com a indicação médica para realizar o procedimento e o Sistema Único de Saúde (SUS) terá que cobrir os custos.

A determinação atende ao agravo de instrumento apresentado pela aposentada contra uma primeira decisão da Justiça que terminou a realização do procedimento cirúrgico. Porém, mandou a aposentada para o fim da fila da central de regulação.

O município de Sinop/MT ainda não se pronunciou sobre o caso.

Na nova decisão, o desembargador Mario Roberto Kono de Oliveira disse que não resta dúvidas da doença que acomete a aposentada, bem como da necessidade de acompanhamento profissional.

O desembargador lembrou que o laudo não conseguiu concluir a necessidade de realizar o procedimento com urgência. Entretanto, o laudo mostrou que o procedimento cirúrgico precisa ser realizado com brevidade e que não há cobertura do procedimento no SUS.

“Por outro lado, dos documentos trazidos pela autora verifica-se há recomendação da cirurgia e não se trata de procedimento meramente estético, mas sim reparador, na medida em que a demandante apresenta laudo médico que consta o que segue: “Solicito novamente procedimento cirúrgico de urgência, visto a piora do quadro de saúde da paciente, com queixa álgicas aguda e com risco de vida. CID: N62 + R52.0”.

Portanto, determinou que a cirurgia seja realizada com urgência tendo em vista a indicação médica para evitar maiores lesões na coluna da aposentada. O magistrado lembrou que o laudo que encaminha a aposentada para o procedimento cirúrgico foi emitido em 16 de maio.

Com isso, determinou que o procedimento cirúrgico para a retirada de parte da mama seja realizado em 72 horas e em hospital da rede pública de saúde apta a tratar do caso.

Por; G1 MT e TV Centro América

Sair da versão mobile