Ícone do site Guaranta News

Ministério da Saúde confirma quarta dose de vacina contra a Covid para maiores de 40 anos

syringe sucks the vaccine from a bottle

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta segunda-feira (20) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para brasileiros entre 40 e 49 anos. A partir de hoje, os indivíduos dessa faixa etária, que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão se vacinar, com os imunizantes AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

A pasta também anunciou o reforço para as pessoas que iniciaram o esquema vacinal com o produto da Janssen, que é de dose única. Para brasileiros com mais de 40 anos, foram confirmados mais dois reforços, sendo que o terceiro deve ser tomado quatro meses após a segunda aplicação e o quarto, quatro meses após o terceiro.

Já para a faixa etária entre 18 anos e 39 anos, que começaram esquema vacinal com Janssen, o ministério confirmou a aplicação de uma terceira dose, a partir de quatro meses da aplicação da segunda vacina.

Para ambas as faixas etárias com esquema primário da vacina de dose única, os imunizantes disponíveis são AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Em entrevista coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que o Ministério acredita que a vacinação contra a Covid-19 fará parte do cronograma do PNI (Programa Nacional de Imunizações), mas ainda não dá para saber quando será.

“Todas as vacinas que fazem parte do PNI são vacinas que temos total segurança da regularidade, sazionalidade e do entendimento da doença como um todo. Cremos e provavelmente vai acontecer que a vacina contra a Covid-19 vá entrar no PNI. essa é uma discussão que temos na Setae. Mas precisamos ter mais clareza do público alvo, qual é a posologia para diversos grupos alvos, quer seja por morbidade ou por idade, para que isso seja efetivamente incorporado ao PNI”, afirmou Medeiros.

Sobre a possibilidade de a faixa etária de 18 a 39 anos também receber a quarta dose de vacina, o secretário informou que o Ministério “está em contínuas conversas e discussões com Cetai [Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19] e vamos ampliando [as faixas etárias] cada vez mais na medida que tivermos evidências científicas nesse sentido. ”

 

Por; R7

Sair da versão mobile