Ícone do site Guaranta News

Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde discutem combate ao sarampo no Brasil

Áreas técnicas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, representantes dos estados e municípios e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) se reuniram nessa quarta-feira (20) para propor ações estratégicas para a interrupção da circulação de sarampo no país.

Foi elaborado um plano de ação que propõe uma série de iniciativas para os próximos 90 dias, incluindo o compromisso para que estados e munícipios unam esforços para contenção do vírus. Busca ativa na vacinação, capacitação de profissionais e maior comunicação sobre a gravidade da doença fazem parte da estratégia. Estão incluídos nesse plano todos estados do país.

O sarampo é uma doença infecciosa grave e potencialmente fatal, causada por um vírus, cuja principal forma de prevenção é a vacina tríplice viral. Após quase 18 anos sem nenhum caso registrado, o sarampo voltou a circular no país que perdeu o certificado de eliminação da doença, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao longo dos últimos cinco anos, mais de 39 mil casos confirmados da doença foram registrados no Brasil, incluindo a ocorrência de 40 óbitos.

 

Ministério da Saúde

Sair da versão mobile