Ícone do site Guaranta News

Ministério da Saúde lança campanha nacional para incentivar doação de sangue

Um gesto de amor ao próximo. O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (14), a campanha nacional de doação sangue, com o slogan “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”. A data celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é manter a doação regular para garantir a manutenção dos estoques em todo país.

Durante a cerimônia de lançamento, no auditório da Pasta em Brasília, o ministro da Saúde substituto, Arnaldo Medeiros, reforçou a importância da campanha. “Se existe uma campanha anual que muito me sensibiliza é exatamente a campanha de doar sangue. Eu acho que é uma das mais significativas que nós temos no nosso calendário porque nos estimula a lutar cada vez mais nessa perspectiva de que, efetivamente, sangue é vida”, disse.

Em 2022, o Ministério da Saúde investiu R$ 1,8 bilhão nos Serviços de Hematologia e Hemoterapia públicos do país. Os recursos foram destinados à estruturação da rede nacional, modernização das unidades e qualificação dos profissionais, além do fornecimento de medicamentos aos pacientes portadores de doenças hematológicas. No ano passado, os recursos para a rede somaram R$ 1,6 bilhão.

Em 2021, o registro de coletas de sangue no SUS aumentou em 2,6% quando comparado a 2020. Foram pouco mais de 3 milhões de doações realizadas no ano passado. Em 2022, até março, foram coletadas cerca de 732 mil bolsas em todo país. Ainda em 2021, 14 a cada mil habitantes eram doadores de sangue, o que corresponde a 1,4% da população brasileira.

“Um adulto tem hoje cerca de cinco litros de sangue correndo nas nossas veias e durante uma doação você pode retirar até 450 ml de sangue. Isso se repõe em 24 horas no nosso organismo. É muito importante propagar essa informação” explicou a secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Maíra Botelho.
O Ministério da Saúde acompanha diariamente o quantitativo de bolsas de sangue em estoque nos maiores hemocentros estaduais. Caso necessário, o Plano Nacional de Contingência do Sangue é utilizado, possibilitando o remanejamento de bolsas de sangue de outros estados para aqueles com maior dificuldade.

A exemplo disso, recentemente, devido as enchentes causadas pelas chuvas nas últimas semanas, o Hemocentro de Pernambuco (HEMOPE) utilizou o Plano Nacional de Contingência do Sangue. Neste caso, seis estados enviaram, com o apoio do Ministério da Saúde, 767 bolsas de sangue. Segundo a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, cada doação pode salvar até quatro vidas.

Saiba os critérios básicos para doar sangue

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe); serão aceitos documentos digitais com foto.
-Pesar no mínimo 50 kg;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Critérios que impedem a doação

 

– Período gestacional;
– Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
-Amamentação: até 12 meses após o parto;
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
-Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
-Extração dentária: mínimo de 72 horas;
– Transfusão de sangue: mínimo de 1 ano;
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
– Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

Doação de sangue e Covid-19

 

– Se tem diagnóstico de COVID-19, após 10 dias da recuperação total dos sintomas, a doação está liberada;
– Se está assintomático, mas testou positivo para COVID-19, após 10 dias de realizar o teste, a doação está liberada;

– Se teve contato com pessoa com COVID-19, após 7 dias do último contato com a pessoa, a doação está liberada.

A doação de sangue também é tema do Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde, publicado nesta terça (14), com orientações importantes para os doadores. Para saber mais, acesse aqui.

 

 

Marco Guimarães
Ministério da Saúde

Sair da versão mobile