Ícone do site Guaranta News

MT tem 200 pacientes na fila para transplante de córnea

Atualmente, há 209 pacientes aguardando na fila de espera para transplante de córnea em Mato Grosso. Os dados foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A captação e transplante de córneas é o único procedimento realizado pelo estado na área de transplante de órgãos. Em 2021, já foram realizados 260 transplantes. Mato Grosso é o 4º estado que mais realiza transplante de córneas no país, segundo a SES.

A córnea é um tecido que fica na superfície do olho e protege a visão de ameaças externas. Quando ela fica turva, sofre alguma ruptura por pancadas por exemplo, a visão fica comprometida.

O estado dispõe de um Banco de Olhos que possibilita a doação de córneas.

Os pacientes de Mato Grosso que precisam de transplante de rim e outros órgãos como fígado, pâncreas e coração são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem transplantados em outros estados.

Os gastos com locomoção e uma ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente são pagos pela SES.

A Coordenadoria Estadual de Transplantes tem investido na criação das Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que é responsável pela entrevista familiar e orientações quanto ao processo de doação de órgãos e tecidos no âmbito hospitalar.

A coordenadoria, em parceria com outras instituições do cenário nacional, como a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), ofertou capacitações aos profissionais de saúde que atuam em UTI ou outros setores destinados ao atendimento de pacientes críticos em prol de ampliar e qualificar a identificação de potenciais doadores em morte encefálica e coração parado.

Além disso, durante o mês de setembro, quando é celebrado o ‘Setembro Verde’, que trata sobre a importância da doação de órgãos, a Coordenadoria Estadual de Transplantes realiza palestras educativas, campanhas e eventos presenciais em mídias sociais com foco na sensibilização da sociedade mato-grossense sobre a temática.

Segundo a SES, Mato Grosso dispõe de duas leis, que de forma complementar, instituem o auxílio funeral para os doadores de órgãos ou tecidos.

 

Por; G1 MT

Sair da versão mobile