Ícone do site Guaranta News

Mulher descobre tumor sob a unha após passar 40 anos com dor

Uma mulher de 58 anos descobriu que passou cerca de 40 anos de sua vida com um tumor desconhecido sob a unha. A paciente da Armênia se queixava de dor e queimação no dedo, além de uma espécie de agulhada no braço e no ombro direito.

A paciente acreditava que este problema era causado por seu hábito de fazer tricô e sentia uma piora dos sintomas quando estava frio. Ao procurar atendimento médico, a mulher passou por tratamentos, mas não sentia o alívio dos sintomas.

Foi então que uma equipe multidisciplinar analisou o caso e decidiu investigar uma pequena parte ligeiramente bulbosa e mais escura da unha. A deformidade, revelada em um ultrassom junto de um defeito ósseo adjacente, sugeriu que a paciente tinha um tumor glômico.

Este tipo de tumor é mais comum entre as mulheres de meia-idade e representa cerca de 2% de todos os tumores de tecidos moles. Cerca de 75% desses tecidos fica sob as unhas da mão ou do pé, mas pode surgir em outras partes do corpo.

Normalmente, os tumores glômicos são benignos, mas em casos raros, podem se tornar malignos e se espalhar por outras partes do corpo. Este não foi o caso da paciente de 58 anos.

Ao diagnosticar o tumor, a equipe encaminhou a mulher para cirurgia para retira do corpo estranho. O processo durou cerca de 30 minutos e tumor tinha 5 milímetros de tamanho. “Nenhum cuidado especial foi necessário após a cirurgia, além de analgésicos padrão, como paracetamol e anti-inflamatórios não esteroides, prescritos para um curto período de tempo”, conta o responsável pelo procedimento.

O especialista ainda contou que a mulher, ao voltar para consulta de acompanhamento 3 meses depois da cirurgia, contou que não está mais sentindo dor e pôde voltar a seu passatempo: fazer tricô.

 

Via: Revista Galileu

Sair da versão mobile