Ícone do site Guaranta News

Mulher recebe certidão de nascimento aos 68 anos, em João Pessoa

Uma paraibana de 68 anos de idade que não tinha nenhum documento recebeu nesta segunda-feira (28) a sua certidão de nascimento. Oficialmente ela não existia como cidadã brasileira, mas graças a boa vontade de uma servidora pública, Dona Maria de Fátima Bezerra a documentação que lhe garantirá direitos.

A idosa recebeu a certidão com o sentimento de quem estava sendo reconhecida pela primeira vez. Natural de Natuba, no interior da Paraíba, ela perdeu a mãe logo cedo e, como não foi registrada, não pôde estudar, não teve direito a serviços públicos e nem tomar as vacinas conseguiu.

Dona Fátima viveu distante de tudo que lhe era de direito. Mesmo assim casou, foi mãe de quatro filhos, teve netos e bisnetos.

O caso de Dona Fátima chegou até Rosângela, que é coordenadora do Comitê de Erradicação do Sub-registro e de acesso à documentação básica. O comitê faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado.

A servidora exibiu o documento com orgulho e ressaltou a importância do acolhimento em casos assim. Para ela, não basta informar, mas fazer uma trabalho de acompanhamento para que, cada um fazendo sua parte, ainda mais casos de sub-registro possam ser solucionados.

O Comitê tem o objetivo de promover a articulação dos órgãos e entidades envolvidas na implementação das ações relacionadas à erradicação do sub-registro civil de nascimento e ampliação do acesso à documentação civil básica, por meio da realizações de ações de mobilização, fortalecer á orientação sobre o acesso á documentação básica, ampliação da rede de serviços para alcançar abrangência e garantir mobilidade e capilaridade em todo Estado, como também o acesso gratuito ao registro civil de nascimento, ao registro geral e ao Cadastro de Pessoas Físicas, garantida a sustentabilidade dos serviços.

Compete ao Comitê Garantir o atendimento às populações em situação de exclusão e preconceito, visando a efetivação ao acesso à documentação básica, desenvolver ações de prevenção à violação de direitos para a obtenção da documentação e  sensibilizar e conscientizar a população sobre o fortalecimento de uma cultura de inclusão social, a partir do primeiro documento;

Todas pessoas tem direito a ser cidadão, ter sua dignidade garantida e a oportunidade de desenvolver seu potencial de formar autônoma e plena. A certidão de nascimento é o primeiro passo para o exercício deste direito de cidadania formal no país, pois sem o documento – que é grátis e indispensável – as pessoas ficam privada de seu direitos e sem acesso a benefícios sociais. Ter o registro civil de nascimento é a porta de entrada para o pleno exercício da cidadania.

 

 

Por; Portal T5

Sair da versão mobile