Ícone do site Guaranta News

Mulher relata que acordou em hospital de SP sendo abusada por técnico de enfermagem

A autora da denúncia à Polícia Civil que resultou na prisão de um técnico em enfermagem de 46 anos por importunação sexual e estupro de vulnerável contra colegas de trabalho disse ao g1 nesta terça-feira (7) que acordou pelo menos duas vezes sendo tocada pelo suspeito. Segundo ela, há muito mais vítimas do que as que prestaram depoimento às autoridades, mas elas têm medo e vergonha de se manifestar sobre o caso.

Os crimes, segundo apurado pelo g1, aconteciam desde 2018, em locais de descanso dos profissionais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe. O homem aproveitava quando suas colegas de trabalho estavam dormindo para passar a mão nas partes íntimas delas, como seios, nádegas e genitais.

Até o momento, pelo menos cinco vítimas se manifestaram. A investigação apontou, também, que o técnico teria encostado seu órgão genital nas mãos de uma paciente de 55 anos durante atendimento, mas a Polícia Civil ainda não conseguiu localizá-la.

“Eu estava em um quarto de descanso e acordei com ele passando a mão nas minhas costas, mas quando chegou perto do bumbum, eu acordei e apertei o dedo dele. Falei para ele me respeitar, e ele disse que estava brincando”, conta a autora da denúncia, também técnica em enfermagem, que preferiu não se identificar. A situação se repetiu alguns meses depois.

Passado algum tempo dessas duas importunações, a profissional diz que uma colega dela comentou que acordou com o mesmo técnico em enfermagem passando a mão nela. “Passou mais um tempo e uma terceira chegou e falou. Meses depois, outra chegou e falou”, conta.

Ela diz que as vítimas denunciaram aos responsáveis do setor em outubro, mas que ele continuou atuando na unidade durante a apuração interna da Secretaria de Saúde. Na denúncia, assinada pela autora e outras cinco testemunhas, as mulheres descrevem que “o mesmo faz uso de aliciamento, pois o mesmo fica a apalpar nosso corpo, acariciando, causando importunação, sensação de vergonha, e por fim irritação e recusa por parte de nós, vítimas, que nos sentimos violadas por total conduta inadequada e vil parte deste indivíduo”, disseram em um trecho.

Segundo a ela, a situação na unidade de saúde piorou quando as mulheres começaram a perceber a aproximação repentina do técnico em enfermagem com uma funcionária recém contratada, sempre próximo ao horário de descanso.

“Acordei de madrugada e consegui ver ele com a mão dentro da calça dela, na parte íntima. Eu estava muito próxima dela e vi que ela estava dormindo, em sono profundo”, relata.

 

Depois desse episódio, outras vítimas, que hesitavam em denunciar à polícia e tentavam resolver a situação administrativamente, se juntaram e decidiram registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher de Peruíbe, onde o técnico em enfermagem passou a ser investigado. “Me senti injustiçada tendo que trabalhar com ele todos os dias, mesmo após denunciar aos responsáveis o que estava acontecendo”, desabafa.

Segundo a profissional, há outras mulheres que também relataram episódios semelhantes aos do grupo, mas que têm medo e vergonha e preferiram não se manifestar na ocorrência registrada.

O suspeito foi detido no sábado (4) por força de um mandado de prisão, durante plantão na unidade de saúde. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Peruíbe, onde permanecerá preso até o fim das investigações, que correm sob segredo de Justiça.

A Polícia Civil espera que, com a divulgação da prisão, novas vítimas se apresentem e prestem depoimento. O g1 tentou, mas não conseguiu localizar a defesa do técnico em enfermagem detido até a última atualização desta reportagem.

Secretaria de Saúde

 

Em nota enviada ao g1, a Secretaria Municipal de Saúde informa que teve conhecimento da denúncia em 3 de novembro, e que imediatamente instaurou sindicância para apuração dos fatos. Informa, ainda, que está colaborando com a Polícia Civil na investigação.

POR; G1
Sair da versão mobile