Hoje: 17/09/2019
    Horas: 00:00:00
×
Alunos de escola sem ar-condicionado se refrescam com banho de mangueira em Cuiabá

Alunos de escola sem ar-condicionado se refrescam com banho de mangueira em Cuiabá

  • 13/09/2019
  • G1 MT

Direção da escola obteve a autorização dos pais e começou a recreação no pátio com água e diversão, depois de alertas de baixa umidade e calor.

Com os termômetros marcando 40ºC praticamente todos os dias, em Cuiabá, nesse período, é preciso encontrar alternativas para amenizar o calor e o tempo seco. Na Escola Municipal de Educação Básica Deputado Ulisses Silveira Guimarães, no Bairro Ouro Fino, por exemplo, os funcionários ofereceram banho de mangueira para os alunos, nessa quarta-feira (11).

Segundo a coordenadora pedagógica Dulcinéia Tomaz de Aquino, a escola desenvolveu a atividade por conta da umidade do após alertas emitidos pela Defesa Civil.

Para o banho de mangueira ao ar-livre, foi solicitada autorização dos pais. Os alunos levam de casa roupa de banho para fazer a atividade na escola. Não existe umidificadores de ar e nem ar-condicionado nas salas de aula.

“O intuito é melhorar a qualidade do ar e amenizar o calor. Os alunos estão adorando e se divertem muito. A atividade é uma brincadeira que fazíamos quando criança, e na infância era comum fazer isso. O que fizemos foi unir o útil ao agradável, na utilidade de tomar providências por conta da saúde e agradar as crianças”, contou a coordenadora.

O banho de mangueira é feito somente com as turmas do pré-escolar e no período da tarde. A escola não possui piscina, equipamentos de refrigeração e umidificadores de ar nas salas de aula.

Segundo a coordenadora, os professores levam umidificadores e até ventiladores com a intenção de ajudar, pois os ventiladores que a instituição possui não basta para amenizar o calor.

Dulcinéia disse que a escola está participando de um projeto de humanização desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá para receber ar-condicionado. Porém a escola deve se adequar a alguns critérios do projeto para ser contemplada, como adequação da rede elétrica e no telhado.

Segundo a coordenadora, já faz umas duas semanas que a atividade está sendo realizada. Ainda disse que uma equipe de engenharia da prefeitura foi na escola esta semana para verificar a estrutura e tentar agilizar o andamento do certame.

A escola atende cerca de 560 alunos nos dois períodos, matutino e vespertino. São cinco turmas que participam do banho de mangueira, em torno de 125 alunos.

Um alerta de calor foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para terça-feira (10) e esta quarta-feira (11) devido às altas temperaturas registradas no estado. Segundo o Instituto, uma grande e forte massa de ar seco é predominante no Centro-Oeste. A Defesa Civil também alertou a população sobre a onda de calor.

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho