Hoje: 12/11/2019
    Horas: 00:00:00
×
SP:  Bebê que morreu por sarampo tinha tomado as duas doses da vacina

SP: Bebê que morreu por sarampo tinha tomado as duas doses da vacina

  • 07/11/2019
  • R7

Trata-se da 1ª morte pela doença registrada no interior de SP, na cidade de Limeira; secretaria afirma que caso de menina de 1 ano e 10 meses foi 'atípico'

 

A menina de 1 ano e 10 meses que morreu em decorrência do sarampo na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, tinha tomado as duas doses da vacina contra a doença, preconizada pelo Ministério da Saúde, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Limeira.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, afirmou, por meio de nota, se tratar de um um caso atípico. O pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) ressalta que o caso é uma exceção. 

"A proteção com duas doses de vacina é de 98%, mas, mesmo com essas duas doses, a doença pode se manifestar, geralmente de forma mais leve", explica.

 

Ele afirma que quando a doença se manifesta, a morte ocorre por complicações respiratórias. "Uma predisposição à bronquite e asma pode desencadear esse processo. É preciso que essa morte seja investigada para verificar se havia alguma comorbidade", diz.

Segundo ele, é possível se prevenir contra o sarampo, primeiramente confiando na vacina, e, além disso, em época de surto como a atual, evitar lugares fechados e aglomerados com crianças. "Lavar as mãos com frequência e manter uma alimentação saudável també são recomendados", afirma. 

Esta é a primeira morte pela doença registrada no interior do Estado. As crianças são as maiores vítimas do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. As doses devem ser ministradas aos 12 e 15 meses. Devido ao atual surto da doença, também está sendo aplicada a chamada dose zero, entre os 6 e 11 meses de vida.

“Há um porcentual pequeno da população, da ordem de 5%, que não desenvolvem a imunidade após a vacinação. Por esse motivo, é importante manter alto o índice de cobertura vacinal como forma de impedir a circulação do vírus, e assim, proteger essas pessoas com baixa imunidade”, frisou Alexandre Ferrari, diretor da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Limeira, por meio de nota.

A morte da menina ocorreu no dia 26 de agosto, mas a causa só foi confirmada nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O atestado de óbito trazia morte por broncopneumonia. 

A criança havia sido internada com febre, tosse e chiado no peito. Segundo a secretaria, no mesmo dia, houve agravamento do quadro de saúde, ocasionando o óbito.

Neste mês, entre os dias 18 e 30 será realizada a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, voltada a jovens de 20 a 29 anos. "Para essa faixa etária, a recomendação é ter, pelo menos, duas doses da vacina", finalizou. 

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho