Hoje: 12/11/2019
    Horas: 00:00:00
×
Madri detecta um dos primeiros casos de transmissão sexual de dengue no mundo

Madri detecta um dos primeiros casos de transmissão sexual de dengue no mundo

  • 08/11/2019
  • EL País

Hospital da capital espanhola diagnosticou a doença em um adulto jovem cujo parceiro havia viajado a uma zona endêmica

 

O Hospital Ramón y Cajal de Madri diagnosticou o vírus da dengue em um jovem que se contaminou ao manter relações sem proteção com outra pessoa que havia voltado doente de uma viagem pelo Caribe, segundo confirmou o Governo da região de Madri. Esta é uma das primeiras contaminações dessa doença por via sexual já confirmadas no mundo – só existe na literatura científica o relato de outro caso semelhante, na Coreia do Sul.

O contágio, confirmado pelo Centro Nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III, ocorreu em meados de setembro, e o parceiro sexual do doente era outro homem que tinha viajado recentemente a Cuba e República Dominicana, países onde atualmente há muitos casos de dengue – que geralmente é transmitida por mosquitos.

"O paciente apresentava sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta, eritema cutâneo e dores intensas", diz Santiago Moreno, chefe do serviço de Doenças Infecciosas do Ramón y Cajal. A suspeita clínica foi confirmada no laboratório e abriu novas dúvidas sobre a origem da infecção. À ausência de viagens do paciente a zonas endêmicas somou-se o fato de que na Comunidade de Madri não existe a presença do mosquito-tigre - Aedes albopictus –, que sim habita outras zonas da Espanha, como a costa mediterrânea, onde já atuou como vetor em outros casos nativos. O doente tampouco tinha visitado recentemente essas áreas. O período de incubação da dengue está acostumado ser de 4 a 10 dias.

"É preciso fazer um detalhado trabalho de investigação", destaca Moreno. A unidade de Medicina Tropical do Ramón y Cajal, numa equipe liderada por Francesca Norman, chegou a uma pessoa com quem o paciente mantivera relações sexuais e que "pouco antes também tinha apresentado sintomas compatíveis, após retornar de viagem, mas que não tinha sido diagnosticado com dengue pelos serviços sanitários", acrescenta Moreno.

Na investigação também participou a Direção Geral de Saúde Pública da Comunidade de Madri, que realizou inspeções entomológicas que "não detectaram a presença do mosquito-tigre nem na residência nem em nenhum dos lugares da Comunidade de Madri visitado pelos dois pacientes", segundo um porta-voz.

A epidemiologista Susana Jiménez e o biólogo Andrés Irisio, da Saúde Pública, destacam que "a importância do caso radica em que é o primeiro descrito de transmissão da doença "em uma zona sem mosquitos que possam agir como vetores da enfermidade". "Em todo caso, trata-se de uma via pouco frequente, por isso o risco para a população derivado desta descoberta é considerado baixo", acrescentam os especialistas.

Natalia Rodríguez, médica do serviço de saúde internacional do Hospital Clínic de Barcelona e pesquisadora do ISGlobal – centro patrocinado pelo banco La Caixa que trabalha para a promoção da saúde global – destaca que "a transmissão sexual pelo vírus zika estava muito bem descrita na literatura científica, mas este caso é muito relevante, porque junto com o da Coreia são os únicos envolvendo o vírus da dengue".

A dengue é uma doença causada por um vírus habitualmente transmitido através da picada de um mosquito e que é endêmica em vários países da América, Sudeste Asiático e África. O quadro clínico se caracteriza por um mal-estar generalizado, febre alta, dor de cabeça e uma erupção no rosto que se estende pelo pescoço, tórax e extremidades.

Todos os casos detectados na Espanha até outubro de 2018 tinham sido importados, como se denominam os casos diagnosticados em pessoas que tinham contraído a doença no exterior. Há um ano, entretanto, foram diagnosticados os primeiros casos de transmissão nativa do vírus pelo mosquito-tigre em três membros de uma mesma família de Múrcia (sudeste da Espanha); depois, outros duas na mesma região; e, finalmente, um sexto caso na Catalunha (nordeste da Espanha). Em todos eles, o inseto pica primeiro um caso importado e, depois de sofrer um processo de infecção em seu organismo, transmite a doença ao picar outra pessoa.

Em setembro foi detectado um novo caso nativo na região metropolitana de Barcelona. O de Madri seria o oitavo contágio nativo registrado na Espanha, embora desta vez a via de contágio tenha sido diferente. França e Croácia também registraram na Europa episódios nativos da enfermidade, todos eles vinculados ao mosquito-tigre.

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho