
Thais dos Santos Santana, de 28 anos, deu à luz na calçada de casa após pedir ajuda e ser liberada do Hospital Público de Macaé, no interior do Rio.
O caso aconteceu na terça-feira (26). Segundo Thais, os médicos que a atenderam disseram que ainda não estava na hora do parto.
Nas redes sociais, Thais afirma que o hospital a mandou para casa porque ela estava com 3 cm de dilatação e os médicos disseram que só poderiam interná-la quando tivesse com 5 cm de dilatação, mesmo após a bolsa ter estourado.
Apesar do susto, Thais disse na internet que ela e o bebê estão bem.
Por meio de nota, a Prefeitura de Macaé disse que abriu sindicância para apurar os fatos que envolvem o atendimento da gestante.
Segundo o município, a apuração dos fatos será realizada pela Procuradoria Geral que enviará cópia do procedimento ao Ministério Público.
A Prefeitura informou também que a mesma gestante voltou a ser atendida pela unidade às 18h do mesmo dia. Ela e o bebê estão internados na unidade.
O professor Edilberto Rocha, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integrante da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) explicou que tudo indica que Thais passou por um parto taquitócico, que é um parto que evolui muito acelerado.
O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) informou que vai abrir sindicância para apurar os fatos.