Hoje: 06/08/2020
    Horas: 00:00:00
×
Brasileiros desenvolvem aparelho que identifica câncer de pele usando só o celular

Brasileiros desenvolvem aparelho que identifica câncer de pele usando só o celular

  • 28/12/2019
  • Fórum da Saúde/Revista O Conterrâneo

Tecnologia desenvolvida com inteligência artificial pode identificar a doença com mais de 90% de precisão, somente com a análise de fotos tiradas por câmeras comuns

 

O câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de neoplastia no Brasil. De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem cerca de 180 mil novos casos no país. Com estes dados em mente, um grupo de pesquisadores desenvolveu um sistema com inteligência artificial que pode detectar a doença por meio de câmeras semelhantes às presentes em smartphones modernos. 

O projeto foi iniciado em 2009 pelo Instituto de Informática da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em conjunto com o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), e possui colaboração de universidades e empresas estrangeiras. O procedimento para identificar a possível doença é simples. Basta o paciente tirar uma foto - usando qualquer câmera, até mesmo de alguns celulares - e enviar a imagem, que será analisada e processada para identificar lesões na pele.

"O sistema tem mais de 90% de chance de detectar o câncer. O equipamento poderá ser utilizado por profissionais de saúde e dermatologistas não treinados em dermatoscopia, o que também faz diferença, pois o dermatoscópio é um equipamento especializado utilizado apenas por profissionais treinados", explicou o professor e coordenador do projeto, Jacob Scharcanski. 

O produto ainda não será produzido em escala comercial, mas já que a IEEE tem como foco o avanço da tecnologia em benefício da humanidade, é provável que ele possa estar nas mãos de dermatologistas e profissionais da área em breve. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) descreve em seu site os sintomas do câncer de pele e indica a metodologia recomendada para as pessoas identificarem as anomalias no corpo. 

 

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho