Hoje: 11/08/2020
    Horas: 00:00:00
×
Equipe médica de Cuiabá realiza procedimento cardíaco inédito no Brasil

Equipe médica de Cuiabá realiza procedimento cardíaco inédito no Brasil

  • 07/01/2020
  • News Cuiabá

A equipe médica dos cardiologistas intervencionistas Dr.Daniel Diehl e Dr.Sidney Munhoz, que atuam no Hospital Amecor, em Cuiabá, realizou um procedimento inédito no Brasil, para correção de problemas na valva do coração de uma paciente de 73 anos que apresentou estenose valvar aórtica – dificuldade de abertura de uma estrutura cardíaca, impedindo a passagem adequada de sangue para os órgãos do corpo.

O procedimento utilizado para corrigir o problema na valva aórtica é conhecido como Implante Transcateter de Valva Aórtica (TAVI), foi realizado no Hospital Amecor, em Cuiabá e ganhou destaque nacional pela utilização da técnica ‘Basílica’, pela primeira vez no Brasil.

“O implante da TAVI com as técnicas convencionais poderia causar a oclusão da artéria que fornece sangue para o músculo do coração – artéria coronária, com alto risco de infarto e morte da paciente. Após análise detalhada do caso e discussão com toda a equipe “Heart Team Amecor”, paciente e familiares, optamos pela utilização da técnica “Basílica”, que permitiu a realização do procedimento de forma segura e eficaz, segundo Dr.Daniel Diehl e Dr.Sidney Munhoz.”

A paciente já havia passado por uma cirurgia convencional para substituição da valva aórtica cirúrgica, há mais de 15 anos, com alto risco de morte caso fosse submetida à nova abordagem cirúrgica convencional.

A técnica usada pela equipe médica da Amecor, chama-se ‘BASILICA’ (Bioprosthetic or Native Aortic Scallop Intentional Laceration to Prevent Coronary Artery Obstruction), e utiliza cateteres, fio-guia e bisturi elétrico para cortar a valva com estenose, prevenindo a oclusão da artéria coronária.

“Realizarmos um procedimento de tamanha complexidade, capaz de salvar vidas, sem que a paciente tivesse o desconforto e o risco do deslocamento para outros centros médicos no Brasil, é motivo de orgulho para todos nós de Mato Grosso.   Reafirmo a importância do trabalho em equipe, mérito do“Heart Team Amecor” – Time do Coração, formado por cardiologistas, ecocardiografistas, anestesistas, enfermagem e técnicos”, finaliza Dr. Daniel Diehl.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho