Hoje: 18/02/2020
    Horas: 00:00:00
×
Professores de Guarantã do Norte  usam rede social para cobrar realização de sessão extraordinária

Professores de Guarantã do Norte usam rede social para cobrar realização de sessão extraordinária

  • 24/01/2020
  • Notícia Vip

Professores de Guarantã do Norte/MT querem que Câmara de Vereadores aprove Autorização do Reajuste de 12,84% para os Profissionais do Magistério

 

Uma grande polêmica foi gerada no município de Guarantã do Norte depois que a Mesa Diretora do Poder Legislativo não atendeu a Convocação do Prefeito Érico Stevan Gonçalves, requisitada em 21 de janeiro de 2020 para realização de Sessão Extraordinária no dia 22 de janeiro do corrente ano, visando a deliberação do Projeto de Lei Complementar Nº 001/2020, que dispõe sobre Autorização Legislativa para o pagamento do Reajuste do Piso Salarial dos Professores da rede municipal em 12,84%, em conformidade com a Portaria Interministerial Nº 03 de 13 de janeiro de 2019 - publicada pelo MEC como sendo o novo Piso Nacional do Magistério.

Mesmo sendo encaminhado com pedido de Regime de Urgência Urgentíssima, e devidamente justificado pelo Chefe do Poder Executivo, o Presidente da Casa de Leis, Valter Neves de Moura (PDT), através do ofício Nº 006/2020 alegou que a solicitação não prosperaria pelo simples fato de que estão sendo executadas obras de reforma do Plenário Luiz Mena, bem como, se fazia necessário a maioria absoluta dos votos dos vereadores para que a sessão extraordinária fosse realizada.

A atitude do Presidente surpreendeu e causou estranheza ao Gestor Público Municipal e mais ainda aos Diretores, Coordenadores, Professores e a própria população, já que se trata de Direito Adquirido pelos educadores Guarantaenses e Brasileiros.

Para se ter uma ideia, atualmente o Piso Salarial do Magistério para 30 Horas Semanais em início de carreira é de R$ 2.014,88, com o reajuste de 12,84% subiria para R$ 2.273,59, e o ganho salarial seria ainda maior para professores com licenciatura plena, especialização, mestrado e doutorado, conforme Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação.

Em um vídeo que está sendo divulgado nas redes sociais, o Ex-Secretário de Educação e atual Coordenador de uma das Escolas do Campo, Pedro Paulo Borré, na companhia de outros professores pediu encarecidamente a sensibilização política dos vereadores da Mesa Diretora para que façam a convocação da sessão extraordinária, já que todos os nobres edis se dizem favoráveis a aprovação da matéria ou do PLC Nº 001/2020 que assegura o reajuste de forma imediata e retroativa a Janeiro.

Em seu pronunciamento, Borré, diz que é injustificável e descabível a desculpa da não realização da Sessão Extraordinária em virtude das obras de reforma do Plenário da Casa de Leis. Ele chegou a citar que as dependências das escolas ou qualquer outro ambiente podem muito bem serem cedidos para que os legisladores se reúnam, discutam, deliberem e votem tão relevante projeto para o setor educacional.

Os professores ouvidos pela nossa reportagem disseram que são merecedores deste reconhecimento, e que se trata de uma vitória e conquista dos educadores, e não existe razão para se protelar a aprovação do reajuste de 12,84%, enquanto inúmeros municípios estão travando uma guerra administrativa-financeira para honrar o Piso Nacional do Magistério, e a Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte se propõe a efetuar depois de muito estudo técnico de impacto, planejamento e equilíbrio das contas públicas.

O receio dos professores é de que o atraso na aprovação da projeto acarrete maior incidência tributária no Imposto de Renda (IR), ou seja, minimizando os ganhos dos profissionais. 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho