Hoje: 18/02/2020
    Horas: 00:00:00
×
Ministro confirma caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais

Ministro confirma caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais

  • 28/01/2020
  • R7

Estudante de 22 anos que esteve na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia, recupera-se bem, mas está em isolamento

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou nesta terça-feira (28) o primeiro caso suspeito de coronavírus investigado no Brasil. A paciente se enquadra nas definições da OMS(Organização Mundial da Saúde), pois esteve recentemente na cidade de Wuhan, na China, epicentro da epidemia. 

"Temos um caso suspeito em Minas Gerais de uma paciente que foi para Wuhan. O estado da paciente é bom, ela está em isolamento e estamos monitorando", afirmou, em entrevista coletiva. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) agora investiga as pessoas que estiveram nos voos da estudante. Sabe-se que ela fez conexões em Paris e em Guarulhos (São Paulo) antes de chegar a Belo Horizonte

A expectativa do ministro é de que os resultado do exame que comprove ou descarte o novo vírus seja divulgado ainda esta semana. 

Na semana passada, o Ministério da Saúde chegou a informar que ao menos cinco governos estaduais notificaram a pasta sobre viajantes que apresentaram sintomas gripais — e que poderiam ser casos suspeitos —, mas todos foram descartados, justamente por não terem visitado a região de Wuhan e não terem contato com alguém infectado pelo novo coronavírus. 

"Ontem a OMS, que até então tratava o assunto restrito à província de Wuhan, passou a considerar a China como um todo. Então, muda a orientação. Agora, passamos a tratar todo e qualquer eventual caso suspeito aquele procedente da China", acrescentou Mandetta. 

Se confirmado, o caso da brasileira será o primeiro do novo coronavírus na América do Sul.

O ministro ainda recomendou que brasileiros só viajem à China em caso de necessidade. 

"A gente sabe que é um vírus, um vírus novo. O equilíbrio desse vírus com o organismo das pessoas não está bem-esclarecido. Ele guarda letalidade. Então, não é recomendável que a pessoa se exponha a uma situação dessa e depois retorne ao Brasil e exponha mais pessoas." 

 

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho