Hoje: 14/12/2019
    Horas: 00:00:00
×
Operação da PF deixou a impressão "que toda carne brasileira é podre", diz Mauro Savi

Operação da PF deixou a impressão "que toda carne brasileira é podre", diz Mauro Savi

  • 23/03/2017
  • Agro Olhar

A operação "Carne Fraca" deixou a impressão "que toda carne brasileira é podre". A avaliação é do deputado estadual Mauro Savi (PSB), que assumiu nesta semana a Comissão da Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Conforme o parlamentar, o "preço da arroba caiu e temos 20 navios em trânsito na China sem saber o que fazer".Savi criticou nesta quarta-feira, 22 de março, ao assumir a presidência da Comissão da Agropecuária na Assembleia Legislativa, a investigação da Polícia Federal, que durou cerca de dois anos e obteve "dois laudos para tentar atingir dois grandes frigoríficos". Para o deputado estadual, a ação deixou a impressão "que toda carne brasileira é podre".
 
"Nos causa muita estranheza esta ação, porque prejudicou o país inteiro. Agora teremos que provar ao mundo que nossa carne é boa e a melhor", pontua Savi.
 
O deputado lembra que apesar da produção mato-grossense estar fora da investigação os reflexos são sentidos no Estado. "O preço da arroba caiu e temos 20 navios em trânsito na China sem saber o que fazer".
 
O Brasil é o maior exportador de proteína animal do mundo, sendo que 33% saem de Mato Grosso. "Isso irá repercutir no desemprego, na desaceleração do PIB. Quando o empresário fala em férias coletivas é demissão em massa. Isso irá ocorrer gradativamente em todo país. Se não matar bois, haverá milhares de desempregados. Temos que reverter logo está situação", lamentou.
 
Na quarta-feira, 22, os ministros da Agricultura, Blairo Maggi e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, foram sabatinados nos Senado. Na ocasião o MDIC revelou que a média diária de exportação de carnes que era de US$ 63 milhões, caiu para US$ 74 mil na última terça-feira (21).
 
“Se me perguntar qual o prejuízo que espero, a grosso modo, algumas contas que a gente faz preveem que o Brasil terá uma oscilação de mercado de 10%, aproximadamente. Estamos falando em números estratosféricos. Não sabemos ainda o tamanho da pancada que vamos receber”, disse Blairo Maggi, durante a audiência que reuniu as comissões de Assuntos Econômicos e Agricultura do Senado.
 
Até o momento, pelo menos oito países anunciaram a suspensão de compra da carne brasileira: México, Japão, Chile, Suíça, China, Hong Kong, África do Sul e Egito.
 
Além disso, a União Europeia e a Coréia do Sul anunciaram embargos. A Coréia, no entanto, voltou atrás da decisão.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho