Hoje: 10/07/2020
    Horas: 00:00:00
×
MPs investigam garimpo que lucra milhões de dólares em MT

MPs investigam garimpo que lucra milhões de dólares em MT

  • 24/06/2020
  • Folhamax

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ao Ministério Público Estadual (MPE) um inquérito, que tramita em segredo de Justiça, e que investiga um suposto garimpo de extração ilegal de ouro, às margens do Rio Nhandu, no município de Novo Mundo. O minério retirado gera um lucro anual de milhões de dólares.

 

No encaminhamento, o MPF, que já abriu um inquérito criminal, recomenda que o MPE instaure procedimento no âmbito civil, de forma a punir os responsáveis pela infração e pelo dano ambiental. Fotos tiradas por agentes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) revelam uma grande degradação

Porém, uma perícia irá comprovar exatamente o tamanho da área degradada. Ainda de acordo com o encaminhamento, após da conclusão das investigações e o resultado da perícia técnica, o MPE adotará as medidas necessários com relação à responsabilização do infrator no tocante à recuperação da área degradada, além de restituição ao erário.

Em 2012, o Ibama realizou uma operação no município, intitulada ‘Soberania Nacional’. Na época, um garimpo clandestino foi fechado.

A extração ilegal ocupava uma área de 25 hectares. Na ocasião também foram apreendidos vários equipamentos, entre eles, nove bombas de sucção, duas escavadeiras e dois tratores de esteira.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho