Hoje: 08/07/2020
    Horas: 00:00:00
×
Parlamentares pedem à Embaixada dos EUA que explique como Weintraub entrou no país

Parlamentares pedem à Embaixada dos EUA que explique como Weintraub entrou no país

  • 24/06/2020
  • G1 e TV Globo

Ex-ministro da Educação foi exonerado do cargo somente depois de ter informado que estava na Flórida. Abraham Weintraub é alvo de inquéritos no STF.

 

Parlamentares de seis partidos informaram nesta terça-feira (23) ter enviado à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil um pedido para que explique como o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub entrou no país no último sábado (20).

Abraham Weintraub anunciou a demissão do ministério na quinta-feira (18), mas a exoneração dele só foi publicada no sábado (20) no "Diário Oficial", depois de Weintraub ter informado em uma rede social que estava na Flórida (EUA).

O episódio provocou polêmica. Weintraub é alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal, e o Ministério Público pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que apure o caso, uma vez que, segundo o MP, dinheiro público pode ter sido usado na viagem de Weintraub.

Mais cedo, nesta terça, o "Diário Oficial" publicou um novo decreto, informando que a exoneração de Weintraub se deu a partir de sexta (19).

"Ficamos preocupados que Abraham Weintraub tenha sido admitido nos Estados Unidos sob falsas pretensões para se esquivar do inquérito sobre suas ações e que agora ele resida nos EUA fora do status regular", argumentaram os parlamentares na carta enviada à embaixada.

"Pedimos que a Embaixada Americana e o Departamento de Estado dos Estados Unidos clarifiquem as condições em que foi cedida a entrada de Weintraub aos EUA e em qual status ele permanece no país, tendo em vista que Weintraub não mais representa o governo brasileiro, nem qualquer órgão internacional", acrescentaram.

A carta é assinada por parlamentares de PT, PDT, PSB, Rede, PSOL e PCdoB.

Mais cedo, nesta terça-feira, o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a questionar se Weintraub estava "fugindo de alguém". "Estranho, né?", acrescentou.

 

Quarentena

 

Brasileiros estão obrigados a fazer quarentena para entrar nos Estados Unidos por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas o decreto americano que definiu essas regras tem exceções, uma das quais diz respeito a vistos que autorizam a entrada diretamente.

Ministros têm direito a esse visto especial. Como ao desembarcar em Miami Weintraub ainda não havia sido exonerado, ele pode ter se valido desse visto para entrar.

 

Constrangimento no Planalto

 

Segundo o colunista do G1 e da GloboNews Valdo Cruz, a avaliação no Palácio do Planalto é que a forma como Weintraub deixou o país, dando a aparência de uma "fuga", criou constrangimentos.

Conforme o blog, um auxiliar direto do presidente Jair Bolsonaro disse que a saída "sorrateira" do ex-ministro da Educação expôs Bolsonaro a questionamentos.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho