Hoje: 14/08/2020
    Horas: 00:00:00
×
Caixa inclui ITBI e custo cartorário em financiamento da casa própria

Caixa inclui ITBI e custo cartorário em financiamento da casa própria

  • 03/07/2020
  • R7

Medida estava em teste em algumas agências desde abril, e a partir desta quinta-feira passa a ser aplicada em todo o Brasil

 

A Caixa Econômica Federal anunciou que incluiu a cobertura do valor do ITBI (Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e dos custos de cartório em novos contratos de financiamento imobiliário a serem firmados em todas as suas agências a partir desta quinta-feira (2).

O mutuário sempre foi responsável por arcar com essas despesas sozinho. Desde abril, a Caixa começou um projeto para introduzir essas despesas no financiamento. 

A Caixa estima estima gerar R$ 2,5 bilhões de alívio para as famílias com a medida no segundo semestre. O entendimento é que os mutuários terão um alívio financieiro no momento da mudança e de mobiliar o novo imóvel.

"Era um ponto muito demandado. São cerca de R$ 5 bilhões por ano. São custos da aquisição, faz todo sentido que a gente possa incluir no financiamento. Mais uma mudança ouvindo o mercado, a demanda das pessoas, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. 

O anúncio foi feito em transmissão na página da Caixa, no Youtube.

O banco informou também que o registro de imóveis passará a ser eletrônico, evitando que quem compra um imóvel precise ir presencialmente a um cartório. A medida valerá a partir de 13 de julho e será introduzida gradualmente, já que hoje a Caixa tem cartórios de 14 estados do país integrados em seus sistema e ainda deverá expandir o mecanismo.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho