Hoje: 13/08/2020
    Horas: 00:00:00
×
Golpista exige depósito para salvar vida de paciente internado em UTI com leucemia e Covid-19

Golpista exige depósito para salvar vida de paciente internado em UTI com leucemia e Covid-19

  • 26/07/2020
  • Olhar Direto

Boletim de ocorrência lavrado na sexta-feira (24) relata tentativa de golpe envolvendo o nome do Hospital São Mateus, em Cuiabá. A esposa de um homem de 63 anos internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebeu ligação para que efetuasse depósito de R$ 5,9 mil. O autor da chamada se identificou como médico e argumentou que, caso não houvesse o pagamento, o paciente morreria. 

A assessoria de imprensa do hospital explicou que a tentativa de golpe é comum, sendo praticado em todo Brasil. O São Mateus informou ainda que oriente os pacientes sobre como proceder. 

Segundo informações do Boletim de Ocorrência lavrado pela Polícia Militar, M.J.A. está internado na UTI por conta de um tratamento de leucemia. O paciente também foi diagnosticado com a Covid-19, doença ocasionada pelo novo coronavírus.
 
Suposto médico identificado como Fernando Tavares fez a chamada no celular de D.T.C.A., esposa do homem em tratamento. Desesperada com o recado, a primeira vítima da tentativa de golpe aconselhou que o suposto médico ligasse para seu enteado, pessoa identificada como R.P.A.
 
Em contato com R.P.A., o golpista solicitou cópias de documentos e o depósito imediato de R$ 5,9 mil. O montante serviria para pagar exames de última hora que não possuíam cobertura do plano de saúde. Segundo o recado, caso não fosse realizada a transação, o paciente morreria em no máximo cinco dias.
 
Ligações se repetiram a cada 10 minutos, sempre pressionando sobre o pagamento. Desconfiado, R.P.A. resolveu ligar para o verdadeiro médico. O profissional comunicou que não havia solicitado depósito. Tratava-se de um golpe. 
 
Ainda segundo o boletim de ocorrência, a família foi ao Hospital São Mateus, recebendo a informação de que não pessoa identificada como Fernando Tavares no quadro de  funcionários. A coordenação local explicou ainda que a modalidade de golpe está ocorrendo com o nome do hospital.

"No começo, pelo nervosismo da situação, eu acreditei. Mas depois de um tempo eu fui percebendo o golpe, depois que ele começou a ligar a cada dez minutos. No final, quando ele percebeu que já sabíamos, parou de ligar e não atendeu minha ligação", afirmou o filho do paciente em contato ao Olhar Direto
 
 

Nota Oficial

O Hospital São Mateus, informa que não autoriza qualquer cobrança de valor devido a serviços prestados, feita em domicílio ou por telefone, com emissão de boletos ou orientação de depósitos. 

O hospital destaca ainda que tem como procedimento padrão orientar sobre tais questões em suas rotinas e na admissão de novos pacientes, por meio de informativo assinado pelos mesmos. Além disso, a informação a respeito dos procedimentos para contato com familiares dos pacientes é amplamente divulgado inclusive em nosso site.

O hospital também pede ao cidadão que receber telefonemas dessa natureza, em nome do hospital, que notifique a direção e a polícia e lamenta ter seu nome vinculado a um fato desta natureza que afeta igualmente outras instituições em todas as unidades da federação.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho