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TCU aprova concessão e Vale construirá ferrovia em MT; a primeira etapa será de Água Boa (MT) à Mara Rosa (GO)

TCU aprova concessão e Vale construirá ferrovia em MT; a primeira etapa será de Água Boa (MT) à Mara Rosa (GO)

  • 30/07/2020
  • Agência da Notícia

O Pleno do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (29.07) a renovação da concessão das ferrovias administradas pela Vale nos estados do Pará e Minas Gerais. Como contrapartida, a empresa vai construir e entregar ao Governo de Mato Grosso para licitação a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), ligando Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT).
 
De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), a renovação das outorgas vai ajudar Mato Grosso a produzir e escoar mais de 100 milhões de toneladas nos próximos anos. Ao todo, o projeto prevê a construção de 1.641 quilômetros de trilhos.
 
No projeto inicial estava previsto que a FICO iniciaria em Campinorte (GO) fazendo ligação com a Ferrovia Norte-Sul. Na primeira etapa, chega até Água Boa num percurso de 383 quilômetros, mas já no governo Bolsonaro foi mudado o trajeto e a ligação será em Mara Rosa (GO)..
 
Já na segunda etapa, a previsão é que sejam feitos 518 km de Água Boa até Lucas do Rio Verde, com construção de um terminal de cargas. A etapa da ferrovia abrange um trecho de 740 quilômetros do norte mato-grossense até o município de Vilhena (RO).
 
“A região tem um potencial gigante de crescimento. Podemos produzir em torno de 30 milhões de toneladas nos próximos cinco, dez anos. Seria um fenômeno. Hoje Mato Grosso produz 70 milhões, então com mais 30 milhões poderíamos romper a casa dos 100 milhões de toneladas”, explicou o governador. Mauro Mendes destacou que é fundamental ter uma infraestrutura e logística adequada para transportar esse volume de produção aos mercados interno e externo.
 
Presidente da Federação das Indústria do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, comemorou o resultado da audiência e apontou para o fato de que a obra irá viabilizar todo escoamento com muito menos custos e atingirá regiões localizadas a até 400 quilômetros do novo terminal.
 
“Sendo a Vale uma empresa privada, os tempos de execução da obra deverão ser muito reduzidos. São fantásticas notícias e novidades e a partir de agora estaremos em contato com a companhia para saber quando serão feitos esses investimentos, quando será realizado o contrato de renovação da concessão, que vai dar segurança a ela para começar esse processo”, avaliou.

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Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho