Hoje: 24/10/2020
    Horas: 00:00:00
×
Moradores de Brasília pintam faixa de pedestres em 3D para chamar a atenção de motoristas

Moradores de Brasília pintam faixa de pedestres em 3D para chamar a atenção de motoristas

  • 16/10/2020
  • G1

Moradores da quadra 215 Norte, em Brasília, pintaram uma faixa de pedestres em modelo 3D para chamar a atenção de motoristas que passam pelo local. A "intervenção artística", como é chamada pela vizinhança, foi finalizada nesta terça-feira (13).

No início da tarde desta quarta (14), o desenho foi apagado pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Em nota, o órgão informou que os moradores não tinham autorização para realizar a intervenção 

"Para a implantação de faixa de pedestres é necessário estudos técnicos que avaliam, entre outros requisitos, a geometria da via, a topografia do terreno, o fluxo de veículos e de pedestres entres outros requisitos. Além disso, são considerados, por exemplo, a segurança da sinalização em condições adversas tais como: neblina, chuva e durante a noite. A sinalização segue padrão nacional e qualquer alteração deve ser solicitada aprovação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A sinalização era desejo antigo dos moradores e, a depender do ângulo em que é vista, parece estar suspensa. A ideia é usar a ilusão de óptica como um fator a mais para obrigar o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos pedestres.

Segundo o prefeito da quadra, Rafael Dubeux, desde 2019, os moradores formalizam pedidos na Administração do Plano Piloto e no Detran-DF para a instalação de duas faixas na quadra, no entanto, sem sucesso. "Infelizmente até o momento não fomos atendidos", disse Rafael.

O órgão refuta a informação. Segundo o Departamento de Trânsito, a Administração do Plano Piloto informou que "retornou o pedido aos moradores, no mesmo dia, solicitando o cumprimento de exigências para melhor encaminhamento do pleito, o que até o momento, não foi feito pela Prefeitura da 215 Norte".

O trecho em que a faixa foi instalada é movimentado e liga a área comercial da quadra à área central, onde estão o parque infantil, um campo de futebol e a área de integração comunitária.

 

"Não havia qualquer acesso seguro de um lado para o outro."

 

 

Outras iniciativas

 

A pintura de faixas de pedestres em 3D já foi vista em países como China, Índia, Geórgia e Islândia. No Brasil, o modelo é adotado em cidades do Amapá, São Paulo e Acre.

A quadra onde a sinalização foi pintada, na 215 Norte, também é conhecida por outras intervenções artísticas criadas por iniciativa dos próprios moradores e também do GDF.

Em uma das pinturas, uma escada se transformou em piano (veja fotos abaixo). Em outra intervenção, o cinza do muro deu espaço à arte em grafite. No chão, um tabuleiro gigante de xadrez convida a quem passa pela quadra a jogar. Na entrada, uma placa personalizada dá o tom de graça e leveza a quem acessa a 215 Norte.

 

Pedestres atropelados

 

De 2000 a 2018,balanço mais atualizado do Detran, 100 pessoas morreram vítimas de atropelamentos em faixas de pedestres no Distrito Federal. Os dados se referem às sinalizações onde não há semáforos.

A tradição de respeito ao pedestre na faixa completou 23 anos em abril. A iniciativa de 1997 deu à Brasília destaque nacional de civilidade no trânsito.

No ano anterior à implantação da sinalização, segundo o Detran, foram registradas 266 mortes de pedestres no trânsito. Em 1997, esse número caiu para 202 pedestres mortos e, em 2018, para 105 óbitos.

Se comparado a 1996, o ano de 2018 registrou uma queda de 60,5% no quantitativo de pedestres vítimas fatais. Com o crescimento da frota de veículos, até o ano passado, o DF contabilizava mais de 5 mil faixas de pedestres não semaforizadas.

 

O que diz o Detran-DF

 

Confira a íntegra da nota do Detran-DF:

"Verificamos que no, Detran/DF, há somente duas demandas da Prefeitura da 215 Norte, em nome do senhor Rafael Dubeux, e nenhuma delas trata-se de implantação de faixa de pedestres.

Em junho deste ano, recebemos a solicitação da Prefeitura da 215 Norte para fiscalização de trânsito na quadra. Esta, inclusive, já foi atendida. A outra: um pedido de instalação de placas de Proibido Estacionar, realizado em julho/2020, ainda está em análise pela Diretoria de Engenharia.

Já de acordo com o processo SEI nº 00141.00004772/2019-15, o pedido de implantação de faixa, entre outros, foi formalizado junto à Administração Regional do Plano Piloto em 16 de dezembro de 2019.

A Administração Regional do Plano Piloto informa que retornou o pedido, no mesmo dia, solicitando o cumprimento de exigências para melhor encaminhamento do pleito, o que até o momento, não foi feito pela Prefeitura da 215 Norte.

Portanto, esta solicitação não foi enviada ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

O Detran alerta quanto aos riscos de a população interferir em sinalizações viárias, uma vez que a implantação indevida, sem autorização do Órgão competente, pode colocar em risco a vida de terceiros.

Para a implantação de faixa de pedestres é necessário estudos técnicos que avaliam, entre outros requisitos, a geometria da via, a topografia do terreno, o fluxo de veículos e de pedestres entres outros requisitos. Além disso, são considerados, por exemplo, a segurança da sinalização em condições adversas tais como: neblina, chuva e durante a noite. A sinalização segue padrão nacional e qualquer alteração deve ser solicitada aprovação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Uma equipe da Engenharia de Trânsito do Detran-DF esteve no local para verificar a real situação dessa intervenção. Diante dos riscos ao pedestre e da não autorização para esse tipo de sinalização, ela será apagada.

O cidadão que quiser fazer solicitação de sinalização, seja de revitalização ou implantação, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Detran pelo site ou pelo telefone 162."

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho