Acabou a tolerância. A partir de agora a prefeitura de Sinop/MT não vai mais notificar os proprietários de terrenos baldios com mato alto ou entulhos. Os lotes sujos serão simplesmente multados.
A ação faz parte de uma força tarefa para combater os focos de dengue que aumentam no período chuvoso. O plano de ação consiste na união das secretarias de Desenvolvimento Econômico, que entra com a limpeza das áreas institucionais do município. A Secretaria de Saúde fará o bloqueio de casos, com os agentes de saúde indo até as residências para passar larvicídas. Já a Secretaria de Meio Ambiente está encarregada de multar os proprietários dos terrenos que apresentarem mato acima de 50 centímetros.
Conforme a secretária da pasta, Ivete Mallmann, os fiscais aplicarão diretamente a multa. A punição é de meia UR (Unidade de Referência) por metro quadrado. Em um terreno pequeno, de 300 metros quadrados, a multa chega a R$ 442,00. “Os nossos fiscais não vão mais notificar os proprietários de terrenos com mato alto e com entulhos. Eles já aplicarão, diretamente, a multa que, já adianto, não é muito barata”, argumenta Ivete.
A Prefeitura está se organizando para a contratação de mais agentes de endemias para que Sinop consiga uma cobertura bem maior do que já tem. “Vamos nos organizar e pedir o aval para contratar o limite máximo preconizado pelo Ministério da Saúde que estabelece a quantidade de agentes para os municípios de acordo com o número de habitantes. No nosso município, podemos chegar a até 69 agentes e é isso que pretendemos fazer”, revelou o coordenador do departamento de endemias, Gerson Danzer.