Hoje: 07/03/2021
    Horas: 00:00:00
×
Governo prorroga por 60 dias suspensão da prova de vida no INSS

Governo prorroga por 60 dias suspensão da prova de vida no INSS

  • 23/02/2021
  • Poder 360

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia anunciou nesta 3ª feira (23) que vai prorrogar por mais 60 dias (março e abril) a suspensão da necessidade de se fazer prova de vida no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para as 5,3 milhões de pessoas que não realizaram a comprovação em 2020, o procedimento poderá ser feito de forma virtual.

Será por meio do aplicativo meugov.br, disponível para iOS e Android. A ferramenta digital utiliza o reconhecimento facial e cruza informações do cidadão com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Denatram (Departamento Nacional de Trânsito). A tecnologia foi elaborada pela DataPrev e pelo Serpro.

O anúncio foi feito pelo canal da secretaria no YouTube. Participaram o secretário da área, Bruno Bianco; o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade; o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Leonardo Rolim; e o presidente da DataPrev, Gustavo Canuto.

 

O aposentado e pensionista que tiver o aplicativo do MeuINSS será notificado (SMS ou aplicativo) e direcionado ao meugov.br –caso já o tenha baixado nas lojas virtuais. Quem for selecionado será notificado pelo INSS e poderá fazer o serviço. Será instruído e, em poucos minutos, finaliza o procedimento. A prova de vida pelo app tem a mesma validade que a feita pelos bancos, que continuará a ser feita normalmente.

A ferramenta digital já foi testada em projeto piloto com 500 mil beneficiários. O INSS tem 36 milhões de segurados. A mudança vale a partir de março.

O secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, afirmou que a prova de vida traz dinâmica, segurança e praticidade. Também permitiu que os servidores escalados para fazer esse serviço anteriormente pudessem ser alocados em outras áreas prioritárias do INSS –que não a prova de vida. “O serviço público ganha pela rapidez e agilidade”, declarou.

O secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, declarou que a pessoa que precisa comprovar que está viva tem que se deslocar de casa para realizar o procedimento. O aplicativo facilita o processo. “O INSS está cada vez mais digital. Nosso plano até 2022 é fazer quase que completamente a transformação digital. Vai ficar mais transparente, eficiente, diminuindo fraudes e vazamentos. Criando políticas públicas que perduram, que não voltam para traz. É um legado. Ninguém vai voltar a fazer prova de vida presencial”, afirmou.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho